Meio Bit » Arquivo » Games » Estúdio fala sobre as fracas vendas do Sanctum 2 nos consoles

Estúdio fala sobre as fracas vendas do Sanctum 2 nos consoles

Depois de perceber que 95% das vendas do Santum 2 foram registradas no PC, a Coffee Stain Studios se diz arrependida de ter lançado o jogo nos consoles e diz que próximos lançamentos deverão aparecer primeiro nos computadores.

10 anos atrás

sanctum-2

Enquanto muitos pequenos estúdios estão fazendo uma força descomunal para chegar nos consoles, a Coffee Stain Studios descobriu a duras penas que talvez este não seja um negócio tão bom quanto muitos podem imaginar.

Em um longo artigo onde fala sobre a produção do Sanctum 2, um dos criadores da desenvolvedora, Johannes Aspeby, revelou que quase todas as vendas aconteceram no PC e explicou como isso poderá mudar seus futuros lançamentos.

Em retrospecto, a adaptação para os consoles foi uma má ideia – tivemos cerca de 95% de nossa receita vinda do PC, então ter uma adaptação no primeiro dia não é algo que queremos fazer novamente.

Nós ainda não temos certeza do porque vendemos tão mais no Steam do que nos consoles, mas se tivéssemos que dar um palpite, diríamos que isso aconteceu devido a visibilidade ser muito maior no Steam com as promoções diárias, os finais de semanas gratuitos, etc, se comparado com os consoles [PS3 e Xbox 360], onde praticamente não temos visibilidade.

Para o game designer, o trabalho necessário para desenvolver as versões para consoles esteve longe de se pagar e ver que as vendas foram tão baixas foi algo extremamente desmoralizante. Por isso eles acreditam que não deveriam ter dado continuidade ao lançamento de DLCs para estas plataformas.

O caso é interessante por vivermos numa época em que as fabricantes tentam de todas as maneiras conquistar os desenvolvedoras independentes e embora Sony, Microsoft e Nintendo estejam tentando dar uma maior visibilidade para essas produções, será que outros estúdios estão enfrentando a mesma dificuldade ou este é apenas exemplo de um título que pode funcionar nos computadores, mas não nos videogames?

relacionados


Comentários