Meio Bit » Arquivo » Ciência » Cientistas induzem sonhos lúcidos com corrente elétrica

Cientistas induzem sonhos lúcidos com corrente elétrica

Cientistas liderados pela psicóloga Ursula Vos da Universidade J. W. Goethe de Frankfurt, Alemanha, fizeram um estudo sobre o sono REM (Movimento Rápido dos Olhos, em português) com voluntários, que experimentaram sonhos lúcidos.

10 anos atrás

Inception

“Quando uma ideia domina o cérebro, é quase impossível erradicá-la. Uma ideia totalmente formada e compreendida penetra fundo.”

A frase acima, como muitos já devem ter lembrado, é do filme A Origem que, guardadas as devidas proporções, está saindo do terreno da ficção e entrando no mundo real.

Cientistas liderados pela psicóloga Ursula Vos da Universidade J. W. Goethe de Frankfurt, Alemanha, fizeram um estudo sobre o sono REM (Movimento Rápido dos Olhos, em português) com voluntários, que experimentaram sonhos lúcidos.

Eletroencefalogramas monstraram que esses sonhos foram acompanhados por uma atividade elétrica reveladora chamada de ondas gama.

Essas ondas estão relacionadas com funções de ordem maior como pensar, assim como com a consciência quanto a seu estado mental. A diferença é que elas não acontecem normalmente durante a fase REM do sono.

Ao notar o que aconteceu, Vos e seus colegas decidiram testar o que aconteceria se induzissem uma corrente com a mesma frequência das ondas gama no cérebro dos objetos do estudo enquanto os mesmos sonham.

Eletrodos foram fixados em seus couros cabeludos, utilizando-se de uma técnica chamada de estimulação por corrente alternada transcraniana (tACS). Como resultado os 27 voluntários relataram consciência durante seus sonhos. Eles também foram capazes de controlar o que acontecia nos mesmos. Um dado curioso é que nesses sonhos eles se viam do ponto de vista de um terceiro que apenas observa.

Vos não vê uma aplicação comercial em uma “máquina de sonhos lúcidos”, já que o equipamento utilizado para aplicar a corrente precisa sempre de monitoramento médico.

Por outro lado, a técnica poderia ajudar pessoas com estresse pós-traumático, que geralmente apresentam sonhos em que revivem a experiência causadora do trauma. Controlar esses sonhos poderia ajudá-las a ter uma recuperação mais rápida.

Fonte: Business Insider.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários