Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Mitakon SpeedMaster f/0,95 entra em comercialização

Mitakon SpeedMaster f/0,95 entra em comercialização

Está procurando uma lente luminosa? Que tal encarar a Mitakon SpeedMaster 50mm f/095? A lente entra em comercialização neste mês e está disponível para as câmeras Sony A7 e A7r.

10 anos atrás

Você que possui uma lente 50 mm f/1,4 ou f/1,2 pode achar que está no máximo da captação de luz, mas fique sabendo que isso é para os fracos. A companhia chinesa Zhongyi Optics (tinham que ser os chineses) está começando a comercializar nesta semana a Mitakon SpeedMaster f/095. A lente é compatível apenas com as câmeras Sony A7 e A7r. Provavelmente, se as vendas se mostrarem promissoras, o equipamento possa ser lançado com os encaixes de outras empresas. A lente é construída toda em metal, com um design muito interessante e pesando 720 g. Por dentro ela é constituída por 10 elementos distribuídos em 7 grupos, sendo que temos 4 elementos ED e um de alta refração. A lente, infelizmente, não possui foco automático, podendo ser manuseada apenas em modo manual. Esse pequeno detalhe tira dela a capacidade de ser utilizada de forma confortável em situações dinâmicas, mas será perfeita para fotografia artística e situações mais calmas. Eu mesmo tenho uma lente com foco manual que é utilizada sem problemas até em eventos. A Mitakon SpeedMaster f/095 já está em comercialização pelo site MXCamera e o valor inicial de venda é de US$ 799,00.

Mitakon50mmf095

Pode parecer um absurdo uma lente com tamanha abertura de diafragma, mas posso lembrar que essa não é a lente mais luminosa a ser desenvolvida no mundo. A Zeiss, na década de 1960, produziu 10 lentes 50 mm com abertura de diafragma f/0,7. Destas 10 lentes, 06 foram vendidas para a NASA (que as utilizou para fotografar o lado escuro da Lua com as missões APOLLO), uma ficou com Carl Zeiss, e 03 delas foram vendidas para o cineasta Stanley Kubrick. Por conta do baixo número produzido, a probabilidade de vermos uma lente destas pessoalmente é muito baixa. Mas, se você gosta de coisas bizarras, é relativamente fácil encontrar no eBay a De Oude Delft 50mm f/0.75.  É uma lente produzida inicialmente para fotografia em Raio X, mas existem diversas adaptações para ela ser utilizada em câmeras fotográficas normais. A lente possui foco fixo e abertura de diafragma constante em f/0,75. O problema não é fazer uma lente com grande abertura de diafragma, e sim que ela mantenha a qualidade de imagem. A De Oude Delft 50mm f/0.75 pode ser encontrada por um preço médio de US$ 2.500,00.

Fonte: Photography Blog

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários