Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Calculadora para popularidade de fotos em mídias sociais?

Calculadora para popularidade de fotos em mídias sociais?

E Aditya Khosla, candidato a um PhD no MIT desenvolveu um algoritmo que calcula a potencialidade de popularidade de uma imagem nas redes sociais. Será?

10 anos atrás

Tudo bem, o assunto pode parecer estranho, mas se originou de um trabalho acadêmico. O que também não é grande coisa, visto a quantidade de temas absurdos e bizarros que encontramos em pesquisas nas universidade. Tirando o grande potencial para piadas, até que a proposta é interessante. Aditya Khosla, candidato a um PhD no MIT, se prontificou a estudar a questão da popularidade que uma imagem pode alcançar nas mídias sociais. Embora o tema possa ser subjetivo, todo mundo que estuda a sério a criação de imagens (fotógrafos, publicitários, etc) sabem que existe um número significativo de regrinhas para tornar uma imagem agradável ao olhar, mas a questão de popularidade em mídias sociais parece ser um terreno onde as regras nunca se aplicam.

Aditya Khosla se prontificou a analisar 2,3 milhões de imagens no flickr para determinar o que leva uma fotografia a se tornar popular. Temos aqui o primeiro problema. O corte da pesquisa leva em conta uma rede social que não é o mais fiel retrato dos usuários comuns da internet. Mas, tudo bem, vamos continuar. Dentro dessa grande quantidade de imagens, ele determinou algo que o senso comum também está careca de saber. Imagens sensuais ou únicas são mais populares do que imagens sem graça. Ou seja, uma mulher de biquíni vai ter mais curtidas e visualizações do que a foto de um carrinho de golfe. Até ai eu não preciso ser PhD para encontrar essa resposta. Porém, existe uma parte muito legal do trabalho analisando a questão do uso da cores nas fotos mais populares. Ou seja, quais são as formas, cores e texturas que nosso cérebro aceita de forma mais agradável. Mais um ponto sem nenhuma novidade, pois tem gente se debruçando sobre esses assunto há décadas.

Então qual foi a sacada que transformou o trabalho de Aditya Khosla em algo digno de ter sido divulgado nas páginas de fotografia pela internet? Utilizando um misto de observação e automação, ele criou um algorítimo que visa determinar o potencial de popularidade que uma fotografia pode ter. Fico extremamente preocupado quando máquinas começam a interpretar a subjetividade. Para provar a sua teoria (ou não), Aditya Khosla disponibilizou essa calculadora de popularidade de forma on-line. Você pode fazer o upload de uma imagem ou indicar a sua URL. Infelizmente, segundo informações da própria página, a quantidade gigantesca de acessos está causando uma série de erros no serviço.  Mas, eu sou brasileiro, e não desisto nunca. Depois de várias tentativas consegui a avaliação abaixo.

calculadora_popularidade_foto

Fazendo uma continha matemática, ensinada na página, eu fico sabendo que o potencial de popularidade desta foto é de 8 visualizações por dia. Infelizmente, não vi nada que levasse em conta a quantidade de seguidores que a pessoa possui. Do ponto de vista acadêmico é interessante, mas não sei se seria útil no mundo real. Veja aqui o PDF da publicação da pesquisa.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários