Meio Bit » Arquivo » Indústria » Acredite se quiser: a infra de telecom não está Pronta pra Copa™

Acredite se quiser: a infra de telecom não está Pronta pra Copa™

Incrível, por essa ninguém esperava: a infraestrutura de telecomunicações para a Copa do Mundo está atrasada e pode não ficar pronta, em vários estádios e aeroportos, mas não se desespere. Uma voz da razão definiu bem: “Os problemas não serão diferentes dos que já estamos acostumados”. Agora vá explicar isso pros gringos…

10 anos atrás

shaolinsoccer

Shaolin Soccer. Tem na locadora do Paulo Coelho. Assista.

Eu sei que é difícil de acreditar, mas o estereótipo de que brasileiro deixa tudo pra última hora possui um germe de verdade. Ok, uma superbactéria de verdade. Não por falta de burocracia, ou talvez por excesso dela, mas quem vai discutir com um país que tem uma Comissão Especial da Mandioca?

A idéia do Brasil se candidatar a sede da Copa do Mundo surgiu em 2003. A escolha foi tornada oficial pela FIFA em 2006. QUATORZE ANOS. Se for bonzinho, apenas oito. A SpaceX foi fundada em 2002. Em 2008 já tinham um foguete voando. Ou seja: os caras em 6 anos constroem um programa espacial melhor que o nosso. EM OITO não não conseguimos preparar um país pra uma Copa do Mundo.

Agora está vindo à tona que não é só o tijolo que está atrasado. Uma matéria da Reuters revela que temos tudo para repetir o fiasco da Copa das Confederações. O lado bom é que ninguém vai falar mal dos estádios nas redes sociais. O lado ruim é que o silêncio será causado pelo colapso da infraestrutura de telecom.

O atraso nas obras gerou um efeito-cascata familiar a todo mundo que já fez reforma em casa. As telecoms não podem instalar seus upgrades sem a obra física estar pronta, e em alguns casos não está, em outros foi entregue com atraso. Segundo Eduardo Levy, diretor do Sindicato das Operadoras de Telefonia Móvel:

Aonde não temos muito tempo, provavelmente não conseguiremos prover cobertura completa para os estádios.”

Há casos onde as obras de infra foram inclusive canceladas. Aeroportos em vários casos dependerão de ERBs externas, aqueles caminhões com mini-centrais, mais comuns em casos de desastres, afinal OITO ANOS foi muito pouco tempo.

Eduardo Tude, Presidente da Teleco, é mais realista:

Os problemas que vamos enfrentar nas cidades-sede da Copa do Mundo são os que já temos.”

É verdade. Quando eu fazia ponte rodoviária Rio-SP conhecia exatamente os buracos negros onde o 3G, e só o 3G caía. Qualquer carioca no centro do Rio sabe que dependendo da rua a conexão cairá para EDGE, e olhe lá. Shows, grandes apresentações, rolezinhos? As teles nunca estão preparadas para evento desse porte.

Sendo sincero não acho que o prazo de 8 anos seja suficiente. Lembre-se, o Brasil teve 500 anos para construir a tal Nau Capitânia, pra comemorar o Descobrimento, e conseguimos atrasar. Além do projeto ter uma série de defeitos. Um país que no Século XXI não conseguiu construir uma caravela, quer ter estrutura de telecom de 1º Mundo? Não temos nem de 3º Mundo, afinal o Poço do Mun-Rá não dava desligado ou fora da área de cobertura.

P.S.: as obras pras Olimpíadas também não vão muito bem. O VP do COI disse que os preparativos do Brasil são “os piores” que ele já viu. Mas tudo bem, é só em 2016, nem o pessoal do “#NãoVaiTerOlimpíada” apareceu ainda…

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários