Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » LG lança Connect SDK, buscando unificar streaming entre TVs e gadgets

LG lança Connect SDK, buscando unificar streaming entre TVs e gadgets

Connect SDK da LG introduzir camada de abstração para unificar streaming de gadgets para TVs através de diversas plataformas, como Chromecast, Roku e fireTV.

10 anos atrás

lg-connect-sdk

Hoje em dia o ambiente de streaming de um gadget para a televisão é bem caótico. A não ser que você viva dentro do ecossistema da Apple, onde o AirPlay funciona como um feitiço cada plataforma de TV possui seus próprios meio de executar mídia. O Chromecast tem resolvido relativamente bem esse problema, transformando aparelhos comuns em Smart TVs com um custo mínimo envolvido, mas ainda assim é preciso utilizar as soluções do Google para utilizar o dongle. O mesmo se aplica a set-top boxes como Roku, fireTV e similares. DLNA? Não são todos os aparelhos que dão suporte.

A LG quer resolver essa situação. Hoje ela apresentou o projeto open-source chamado Connect SDK, um kit de desenvolvimento que permitirá dispositivos iOS e Android a fazerem streaming de mídia diretamente ao maior número de TVs possível, seja diretamente ou por meio de acessórios, inicialmente compatível com TVs com webOS, Roku, Chromecast, fireTV e alguns modelos de Smart TVs da própria LG.

A proposta da LG aqui não é criar um novo padrão, longe disso, mas uma camada de abstração: o Connect SDK preencheria a lacuna entre o smartphone e o gadget com o qual o usuário pretende se comunicar, de modo que o desenvolvedor só precise implementar um certo número de comandos, desde os básicos de controle de mídia como play, pause e etc. como controles da TV, executar Web Apps e por aí vai. Aqui você confere uma lista de todas as funcionalidades suportadas.

O Connect SDK vai permitir a criação de apps que reconhecem todos os dispositivos conectados em sua rede doméstica, e através deles você pode fazer streaming de fotos e vídeos - neste último inicialmente ele só permitiria executar vídeos da internet, tal como faz o Chromecast. Entretanto o desenvolvedor pode implementar se for de seu agrado uma solução que permita streaming de conteúdo local como ocorre no AirPlay.

O líder do projeto Henry Levak disponibilizou um vídeo onde mostra o que o Connect SDK é capaz de fazer. Da esquerda para a direita, na bancada temos Roku, TV com webOS da LG, Chromecast e Smart TV LG de 2013; no chão, fireTV e SmartTV da LG de 2012. Há um motivo entretanto para o fireTV só executar o vídeo do YouTube, pois ele só foi inserido no projeto no último momento antes do lançamento.

Connect SDK Media Blaster Demo

Ainda que a inciativa da LG seja excelente, há pontos a se considerar: a Apple controla seus sistema com mão de ferro, e a Samsung também está investindo nessa área. A possibilidade de que ambos fechem a porta na cara do Connect SDK em prol de promover suas próprias soluções é altíssima, mesmo tendo prometido suporte ao AirPlay para breve. Levak deixou claro que o projeto não força sua própria tecnologia, mas conversa com as existentes de cada empresa. Nesse primeiro momento apenas dois apps já são compatíveis com o SDK, Plex e musiXmatch. Eu particularmente acho a ideia muito boa e espero que mais desenvolvedores possam aderir ao projeto.

Fonte: Connect SDK via GOM.

Leia mais sobre: , , , , , , , , , , .

relacionados


Comentários