Meio Bit » Arquivo » Games » Compositor da trilha sonora original de Halo é demitido pela Bungie

Compositor da trilha sonora original de Halo é demitido pela Bungie

Martin O'Donell, compositor da antológica música-tema da série Halo foi demitido sem motivo aparente pela Bungie, após dedicar 14 anos à desenvolvedora

10 anos atrás

martin-o-donnell

Se você já jogou qualquer game da série Halo, então você conhece o trabalho de Martin O'Donnell. Presente na Bungie desde antes dela ser adquirida pela Microsoft, o compositor e até então chefe do departamento de som da desenvolvedora compôs toda a trilha sonora dos games da série até Halo: Reach, quando ela se desligou de Redmond. Ainda assim a música-tema da série composta por ele permanece até hoje, é uma das canções mais icônicas da história dos games.

Entretanto isso é passado, pois sem nenhum motivo aparente a Bungie o demitiu.

As circunstâncias de seu desligamento da desenvolvedora permanecem um mistério. O'Donell se limitou a dizer no Twitter que ele foi dispensado no último dia 11 "sem justa causa" pelo conselho de diretores da companhia. Ainda que a desenvolvedora possua certa independência hoje ela mantém um acordo de publicação exclusiva de seus games com a Activision por dez anos; mesmo que Destiny (título em que O'Donnell estava atualmente trabalhando) seja propriedade da Bungie é evidente que a Activision tenha poder de decisão em seus assuntos internos, além do fato que hoje em dia estúdios não mais mantém compositores exclusivos. Em suma, o mais provável é que ele tenha sido sacado como forma de cortar custos. Em nota, a Bungie disse apenas que "como amigos, hoje dizemos adeus" e que deseja o melhor a O'Donnell.

O'Donnell começou sua carreira compondo jingles para a TV, até o momento em que sua empresa Total Audio trabalhou como designer de som em Riven. Depois disso ele produziu a trilha de Myth II e foi contratado para trabalhar em outros títulos da Bungie como Oni e o próprio Halo: Combat Evolved, à época planejado para Mac. O'Donnell se uniu ao time da desenvolvedora apenas dez dias antes da Microsoft adquirir o estúdio. A partir daí ele se tornou aclamado pelo excelente trabalho realizado na trilha sonora dos primeiros títulos da série Halo, e a música-tema da série é frequentemente listada entre os melhores de toda a história dos games.

É uma pena que O'Donnell tenha sido demitido dessa forma, mas há de se levar em conta que do time original da Bungie ele era um dos últimos ainda presentes na companhia; dos fundadores apenas Jason Jones permaneceu (ele está trabalhando em Destiny). Por outro lado ele é um compositor de mão cheia, e agora que ele está livre pode (e vai) contribuir com suas músicas em projetos de outros estúdios.

Fonte: IGN.

relacionados


Comentários