Meio Bit » Arquivo » Fotografia » 3º NewBorn Photo Conference — nós participamos

3º NewBorn Photo Conference — nós participamos

E aconteceu na semana passada a 3º Edição do Newborn Photo Conference, evento capitaneado pelo IIF de Danilo Russo. O MeioBit estava presente e aqui vai nossa opinião.

10 anos atrás

Aconteceu nos dias 10 e 11 de abril de 2014 em São Paulo um dos eventos mais esperados para aqueles que trabalham na área de fotografia de recém nascidos. Estamos falando do NewBorn Photo Conference que já está chegando a sua a 3º edição. O evento é capitaneado pelo IIF (Instituto Internacional de Fotografia) que conseguiu manter o nível de qualidade dos eventos anteriores. Com o teatro lotado, com cerca de 400 a 500 pessoas, que se encontravam ali pelo mesmo motivo, aprimorar suas técnicas para este tipo de fotografia ou pegar os primeiros passos para começar neste ramo. Ali encontramos fotógrafos de todos os níveis de conhecimento, mas todos com um único foco, o newborn!

Foram 3 palestras por dia, e para estrear o evento, o fotografo Cristiano Borges, pela segunda vez no palco do Newborn  Conference, veio para quebrar o paradigma de que homem não sabe e pode fotografar recém nascidos. E ele mostrou tudo o que sabe, desde a preparação do estúdio, a higienização para lidar com os bebês, equipamentos essenciais para tornar uma foto melhor. Cristiano comenta a respeito do valor a se cobrar pelo trabalho e deixa claro: “Fotografia de Recém Nascido tem o seu valor, e não simplesmente um preço.

newborn_photo_conference_02

A Segunda palestrante foi Gisele Fap, fotógrafa de recém nascidos e gestantes, e ela passou para nós um pouco sobre como compor uma fotografia, desde o primeiro plano ate o plano de fundo, todos enquadrados para suavizar o ensaio. Para Gisele, este tipo de fotografia tem como foco alcançar o emocional da família, das mamães, papais… E pergunta: e a sua foto? Que som ela tem? O que ela quer falar?

Ela nos mostrou que para fotografar este tipo de tema é preciso estar além do trabalho com a simples fotografia, precisa estar por dentro do momento, que é único para as famílias e finaliza : “O Amor é tão incondicional que transborda em lágrimas”.

newborn_photo_converence_03

E no final da tarde a última palestra do dia foi com a Cinara Pícolo, com o tema Tratamento de Imagens para Fotografia de Recém Nascidos, utilizando o Photoshop, mostrando alguns efeitos e técnicas que dão toda diferença no trabalho final dos recém nascidos e deixando a foto, literalmente, com carinha de bebê.

newborn_photo_conference_04

Começando o dia 11, uma sexta feira, às 9 h tivemos a palestra internacional com Lauriel, onde todos participantes estavam com seu fone de ouvido para ouvir a tradução. Tudo muito preparado e de ultima geração este evento. Parabéns para a organização. Lauriel contou sua historia de como começou neste ramo, que certamente coincide com a de muitos fotógrafos. Lauriel era desenhista gráfica  e ficou desempregada. De posse de um equipamento de pequeno porte fotografava amigos, mas por esporte. Neste ponto começaram a curtir o seu trabalho e lhe pedir para que fotografasse as festas de amigos, os filhos de amigos e assim foi ficando conhecida pelo seu trabalho. Ela enfatiza muito a luz, utilizando luz natural ou de estúdio, ela foi dando dicas e passo a passo de como fazer uma boa foto com a ajuda da luz.

Newborn_photo_converence_05

Newborn_photo_converence_06

A Segunda palestra deste ultimo dia, logo após o almoço, foi com a fotógrafa Silvia Martins, porém sua palestra foi voltada para a parte de marketing, com o tema: “Como atrair Clientes e Criar um Negócio de Sucesso”, e olha que ela deu muito puxão de orelha, não deixou ninguém dormir e ainda foi aplaudida de pé. Silvia, assim como os demais fotógrafos que passaram pelo palco, relatam o crescimento deste tipo de trabalho no Brasil e acredita que estamos passando ou chegaremos em breve por um boom, então quem estiver bem preparado, vai se dar bem. 

Uma frase que Silvia utilizou e que marcou foi: “A gente não consegue conquistar aquilo que a gente não sabe o que quer conquistar”. Muito certa para aqueles que querem fazer um pouco de tudo e acabam não investindo o tempo ou dinheiro suficiente em um único ponto, falhando assim nos demais.  Talvez a pessoa até tenha o dom de tal trabalho, mas está focada na área errada. E para um trabalho ser bem realizado, é comprovado que 80% é atitude e 20% aptidão física. Por tanto, o importante é decidir uma área e focar seus esforços.

Newborn_photo_converence_07

A última palestra, e mais esperada  por muitos dos presentes, foi da equipe DigaChis, que mostrou seus trabalhos, suas técnicas e teorias para a perfeição das fotos que realizam. A dupla no palco mostrou com pouca frescura um resultado muito encantador e talvez esteja ai um dos apelidos que esta equipe carrega: “Os encantadores de bebês”. São trabalhos que beiram a perfeição.

Newborn_photo_converence_09

Dois dias de evento foram pouco para o elenco que estava nos palcos e principalmente para nós, curiosos que estávamos ali na arquibancada. Mas, foram dois dias muito valiosos, pois toda equipe que trabalhou na organização do evento está de parabéns pela combinação de ótimos palestrantes e profissionalismo na organização deste evento.

Newborn_photo_converence_10

Texto e Fotos: Nany Carrara.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários