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Game developer teria faturado mais de US$ 100 mil criando objetos para jogos com o Player Studio

Presidente da Sony Online Entertainment diz em entrevista que um game developer já atingiu a marca de US$ 100 mil em objetos criados e vendidos através da plataforma Player Studio, que permite o desenvolvimento de assets para serem comercializados nos games da SOE.

10 anos atrás

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Para quem não conhece, o Player Studio é uma plataforma lançada em 2012 que permite que os próprios jogadores façam downloads de modelos 3D e várias formas geométricas, aprendam como eles são construídos e consigam desenvolver seus próprios objetos e assets para os jogos da Sony Online Entertainment, como o EverQuest, Everquest 2 e PlanetSide 2.

Se você tem habilidades pra desenhar e modelar em três dimensões, e quer se aventurar pelo mundo do desenvolvimento de games, recomendo dar uma olhada na ferramenta, além de ler as guidelines e o roteiro de cada um dos jogos, não é muito complicado.

Mas é importante saber logo de cara que não adianta querer criar uma bazuca de raios laser pra um personagem de um universo medieval, ou um estilingue para um personagem futurista, certo?

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Bom, no último episódio do programa Game Talk Live, seus apresentadores entrevistaram o presidente da Sony Online Entertainment, John Smedley, que revelou que um usuário do Player Studio teria faturado mais de US$ 100 mil com a ferramenta, ao fabricar e vender vários assets através da plataforma.

Quando questionado se o H1Z1 (um zombie survival multiplayer online) vai dar suporte ao Player Studio, o executivo disse que sim, afirmando que o primeiro usuário da ferramenta já teria alcançado a interessante quantia há algumas semanas.

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Se isso é verdade ou apenas um convite tentador, não sabemos. Pode ser que ele esteja blefando, pode ser que não. Por via das dúvidas, se você mora nos EUA e gosta de criar mapas e objetos, sabe trabalhar com Photoshop e Maya, por que não salvar um tempinho para embarcar no projeto e colocar seus assets nas prateleiras virtuais dos chamados in-game marketplaces?

O Player Studio será liberado para outros países no final deste ano. A lista inclui o Canadá, França, Alemanha e Reino Unido. Uma pena isso não estar disponível no Brasil ainda. Os melhores profissionais da área com os quais eu já trabalhei são brasileiros, e o que não falta é gente qualificada pra tarefa. Por ora, boa parte desta mão de obra mais que especializada vai sendo importada por outros países.

E olha que temos estúdios extremamente competentes no Brasil, acredito que seja só questão de tempo para que consigamos lançar algo grande. E você? Acredita que um dia o Brasil possa ser referência na criação de jogos de videogame?

Fonte: Game Talk Live.

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