Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Total Eclipse of the Lua — de 14 pra 15 de abril, não perca!

Por em 10 de abril de 2014
emAstronomia Destaque Destaques Dicas Miscelâneas relacionados     
Mais textos de:

Site | Twitter
  • rntlira

    Só faltou no texto a comparação:
    1 refinaria de Pasadena = 5423058172348 observatórios. Fonte: Ipea

  • OverlordBR

    No caso do Galileu, foi uma coisa realmente estranha… havia o religioso & inteligente (os papas Paulo V e, depois, o Urbano VIII – que honraram e apoiaram Galileu) e o religioso E retardado (Roberto Bellarmino e os outros “pancadas” do Tribunal do Santo Ofício).

    Ah, Cardoso… tu esquecestes de uma palavra para deixar as “luas de sangue” ainda mais misteriosas, agorentas e apocalípticas: TÉTRADE!
    Tudo que é site mais apocalíptico resolveu escrever “TÉTRADE DE LUAS DE SANGUE” como manchete ao invés de eclipses solares que ocorrerão aproximadamente a cada seis meses e que se repetirão apenas sete vezes neste século.

    Quanto à eclipe do dia 14 para 15 de abril, obrigado por avisar: matarei bois, porcos, galinhas… salgarei e assarei no fogo. Também levantarei copos e mais copos, bem gelados, de um líquido amarelo feito de água, cevada e lúpulo! Tudo em honra aos deuses!

    • Xultz

      Só faltou colocar o teu endereço, prá ir conferir o teu churras ;)

    • Bruno Rocha

      O que houve com Galileu foi uma briga interna no Vaticano. Nunca houve a briga dos “religiosos retardados vs os inteligentes cientistas”. Isso não aconteceu. Lembrando que o Big Bang é a teoria de um padre. Gente que usa o poder pra fazer merda há tanto na política quando nas religiões, ainda mais com as falácias da autoridade.

      • OverlordBR

        “O que houve com Galileu foi uma briga interna no Vaticano. Nunca houve a
        briga dos “religiosos retardados vs os inteligentes cientistas”.

        Lê novamente o quê eu escrevi que tu vais entender, cara. ;)

  • Daniel Belini

    Gostei muito do texto, das explicações e mais ainda o fato de vocês terem citado o Observatório do Vaticano.
    Na minha opinião religião e ciência tem que andar junto, mas como dito no texto, religião e não superstição.

    • Eu

      Procure no google por “mensageiro sideral” “vaticano” “busca por ets” e delicie-se com o texto do Salvador Nogueira.
      ;)

    • Bruno Rocha

      Ciência, Teologia e Filosofia são áreas do conhecimento que não se misturam por definição. E portanto também não há antagonismo entre eles. São coisas totalmente diferentes.

      • Elefante

        Fonte: IPEA via ATEA

        • Bruno Rocha

          Não entendi. Explique-se.

          • Denis J. Alves

            Esperando argumento plausível de um cristão? Não perca seu tempo.

          • Bruno Rocha

            Não gosto de fanáticos, seja ateu o cristão. E esse pessoal da ATEA mesmo é lastimável. Um bando de comunistas que praticamente queimam a imagem dos ateus. Se tem algo que odeio são coletivistas e pessoas que acham representar grupos.
            abç

  • Daniel Almeida

    O fato desse eclipse acontecer na madrugada em que comemoro 35 anos deve ser um sinal…

    Sinal de que tenho duas desculpas pra chegar atrasado no trabalho terça-feira.

    • Rodrigo Meireles

      Somos dois, Daniel. Pretendo beber até a lua ficar vermelha!

  • Xultz

    Poxa, mas tinha que ser no meio da semana? Acho que vou entrar com uma ação na câmara para adiarem o evento para o sábado.

    • Leonardo

      se voce for da CUT ou do sindicato dos metalurgicos voce consegue…

    • Marcos Andrade

      Acho que vale mais à pena entrar com uma petição no Avaaz.
      Ou protestar, mesmo, já que está bem na moda em Terra Brasilis.
      Eu mesmo já vou separar pneus pra queimar por aqui, ofuscando a visibilidade do eclipse daqueles imperialistas fascistas que moram em coberturas de prédios altos.

  • Murilo Teixeira

    A religião nasceu da ânsia em se explicar os fenômenos presenciados pela humanidade em seus primórdios, que evoluiu atraves dos tempos, até se tornar ciência. O problema é que tem gente que venera um livro, o qual nem se dão ao trabalho de ler. Afinal, para que entender o que está escrito. Se está escrito é lei. (Menos o contrato que você assina, sem ler. Ai o que está escrito não vale)

    • Shadoware

      Os ateus sempre batem na mesma tecla e são incapazes de ver qualquer coisa além dessa generalização simplista. Religiões existem por vários motivos diferentes. Algumas pelo que vc citou, e outras pq até mesmo pessoas sem fé, uma vez ou outra se deparam com o espiritual e não tem mais nenhuma opção além de crer.

      • Murilo Teixeira

        Estava citando o preceito original de religião, no início da humanidade, como civilização. E não as trocentas opções criadas, após cada um perceber que a religião dominante do momento não lhe agradava.

      • http://www.feeduvida.com.br/ Cristiano Gaspar

        Um erro clássico… Misturar fé com religião. A religião usa o conceito de fé e crença mas estes não exclusivos.

        Posso ter fé e não acreditar em nenhuma religião.

  • Shadoware

    Eu acho muito engraçado quando vejo pessoas falando da Bíblia ou dos sinais do tempos descritos nela, sem no entando terem conhecimento algum dela! Bem, pessoas falando do que não conhecem não é algo nem um pouco raro no nosso mundo mesmo. Fico curioso em saber se o comentário foi pq o autor do texto não acredita em nada referente a Bíblia ou se ele imagina que a “lua se convertendo em sangue” significaria a presença de hemácias na lua ou coisa assim?

    • Maycon Cruz

      Significa que os Bancos de Sangue sorririam de orelha a orelha com o estoque abundante de sangue! Só precisariam ver de que tipo de sangue a Lua é! XD

      • Eu

        Que nada, isso aí é sangue de menstruação. A Lua está “naqueles dias”…

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      A Bíblia não é aquele livro que traz cobras falantes, burros conversando com seus donos, varas fincadas mudando o fenótipo de gado, arcas absurdas cheias de animais, carruagens de fogo voando, ouro enferrujando, Terra chata feito pizza e sustentada por colunas, chuvaradas vindo do nada e pessoas se transformando em sal? Essa Bíblia?

      • Marcos Andrade

        Alguma semelhança com Narnia?

        • http://ceticismo.net/ Pryderi

          C. S. Lewis era cristão fanático. Até inventou trabalhos “provando” que a Bíblia estava certa.

  • Eu

    Não sei como ainda não associaram o vermelho da lua ao PT. Ah sim, pq não é uma estrela. :D

    • http://www.shimatai.com.br Wagner Shimatai

      Hahahaha, boa colocação! Se bem que se levar em consideração a média de QI dos beneficiários do bolsa família, eles devem achar que a Lua é uma estrela redonda.

  • Lucas Timm

    Apocalipse 6 não menciona apenas uma lua vermelha como um sinal, menciona uma série de outras coisas (um grande terremoto, uma senhora noite de estrelas cadentes e um eclipse solar). É a abertura do sexto selo, que, comparado com o quinto selo, é uma referência direta ao final dos 1260 dias de Apocalipse 12:6.

    Todos esses eventos já aconteceram, mais ou menos na mesma época, nos idos de 1800 e pouco (não lembro a data de cabeça). Boa parte dos eventos descritos nele já aconteceram, e a análise só bate (em simbologia e em cronologia) comparado com o livro de Daniel. O problema é quando pessoas sem nenhum conhecimento nem de bíblia, nem de história, resolve pegar um acontecimento isolado e tocar na conta do Apocalipse como fim do mundo.

    É bem fácil gerar page rank quando isso acontece :P

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      O livro de Daniel é a versão Juscelino da Luz bíblica: depois que tudo aconteceu é que ele foi escrito.

      Terremotos, estrelas cadentes, luas vermelhas… claro, isso nunca aconteceu nestes longos 4,5 bilhões de anos (ou 6000, pros fundamentalistas).

      • tsouzar

        É muito fácil falar que tudo já tinha acontecido sem mostrar como provas estudos e análises científicas demonstrando isso. Provas provando a veracidade dos livros Bíblicos eu já vi aos montes, de cientistas de verdade, a maioria dos EUA, não desse monte de abestado que sai lá do Nepal (sem querer ofender o país) e vem dizer algo para atacar religiões.
        Eu acredito no cristianismo porque eu vejo provas, científicas ou não, da veracidade dele. Para mim, essas provas são bem mais convincentes que as que demonstram o contrário, por questão de lógica e por essas últimas geralmente não mostrarem nada prático, somente teorias.

        Concordo com o Lucas, quem sai atribuindo qualquer coisa a ditos na Bíblia está fazendo o contrário da suposta intensão, que é fazer as pessoas crerem. Esse eclipse aí é só mais um. Pode ser igual ou semelhante ao descrito nas profecias Bíblias, mas há outras questões envoltas, muitas vezes relacionadas à tecnologia da época e a situação religiosa do mundo.

        • http://ceticismo.net/ Pryderi

          Show me the paper.

          • tsouzar

            The paper is in your bathroom.

          • http://ceticismo.net/ Pryderi

            Quer dizer que o único artigo científico que demonstra a veracidade da Bíblia é aquele com o qual eu limpo a minha bunda? :D

            Crentes: para que refutá-los se eles mesmos fazem o serviço. :D

          • tsouzar

            Foi uma brincadeira. Estava ocupado/atrasado quando te respondi. Mas estou cansado para responder agora também. Enfim, não preciso fazer o serviço de um buscador, eles estão aí para atender seu questionamento por onde encontrar alguma informação.

            Até mais.

        • http://www.feeduvida.com.br/ Cristiano Gaspar

          Nunca vi nenhum destes livros autografado pelo autor… Lembre-se que estes livros são escritos POR homens PARA os homens.

        • Bruno Rocha

          Cara, como disse lá em cima, ciência, teologia, filosofia e demais áreas do conhecimento, não podem ser juntadas, mas também não são antagonistas. Não se pode provar cientificamente mente várias coisas exatamente pelo fato de que a ciência só pode experimentar aquilo que está próximo e dentro de um método científico. Por exemplo: a existência de outras dimensões. Se isso de fato existir
          mas não for possível de ser aplicada ao método cientifico, não poderá ser provado cientificamente. Mas, claro, isso de forma alguma a desacredita.
          De fato, uma das coisas que ateus revoltados fazem é atribuir à ciência o que não foi ela que fez. Fazem isso para usá-la com único método válido universal.

          A ciência se usa de meios criados por outras áreas, como
          matemática e engenharia, para criar os meios pelos quais se é possível fazer ciência. A ciência não criou os telescópios, nem os microscópios, pois foram invenções criadas fora do método científico.

          As pessoas deveriam ler mais Karl Popper do que Carl Sagan.

          • Will DL Souza

            “A ciência se usa de meios criados por outras áreas, como
            matemática e engenharia…”

            wat

          • Bruno Rocha

            Onde está o erro? Antes de existir o que chamamos de ciência já havia uma enorme quantidade de invenções. Quatro mil anos atrás os gregos já sabiam que a Terra era redonda e em um calculo matemático quase acertaram seu diâmetro. A ciência só foi possível graças ao conhecimento acumulado da civilização ocidental e de outras, matemática, filosofia, e a economia. Não fosse isso, sem ciência.
            A não ser que você acredite na ideia do cientismo, que acredita que a ciência se estende por todas as áreas que não são dela.

            abç

          • Will DL Souza

            Na minha humilde visão, o fato do ‘serumano’ observar algo funcionando na natureza e inventar à partir disso é bem ciência.

          • Bruno Rocha

            Na verdade não é. Essa ideia foi uma fraude chamada de “positivismo científico”. Quando essa linha de pensamento entrou na ciência,criaram a ideia de que a ciência é a única forma de conhecimento. Só que isso é uma ideia cheia de falhas e sustentada por fraudes históricas. Mas para isso tiveram que modificar o significado de ciência. Ciência, de verdade, é só um método de pesquisa num campo limitado, que para ser feito depende de equipamentos, tecnologias e metodologias que foram criados sem ela, como o que eu citei, o telescópio, microscópio, matemática, etc. O erro dessa ideia é sugar todas as áreas do conhecimento e todas as tecnologias para dentro da ciência, o que é uma fraude.

  • Leonir

    Cardoso, vc não pensa que se vc fosse o um dono de uma MATRIX, vc poderia colocar a lógica natural que quisesse no satélite do planeta sob controle, e ainda se divertir com comentários de blogueiros sobre os “idiotas” que percebessem uma lógica neste “quadro de avisos” do céu. O fato é que as últimas tétradas estiveram relacionadas a eventos importantes para o povo (que nem sempre foi nação) de Israel. Se bom ou ruim,não cabe ficar decidindo, mas pelo menos como investigador de ciência convoco vc a observar se ocorrerá algum fato extraordinário em Israel entre 2014 e 2015. Se sim vc pode cogitar que alguém no controle dessa “MATRIX” estabeleceu um tempo para aquele evento, se não, vc pode concluir que os “bocósinhos” não sabem que: a rota dos corpos celestiais obedecem um plano meramente circunstancial das leis físicas, e estas leis nem sequer foram projetadas por alguém…

    Gn1.14 “E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; SEJAM ELES PARA SINAIS e para estações, e para dias e anos”

    • Hollander

      Achamos uma marionete.

      • Leonir

        Ah que pena que não coloquei “marionete” em lugar de “idiotas” rsrs

        • Hollander

          Espero que viva até os 120 anos. Olhe para o céu a cada eclipse “de sangue” e reflita: Que mario… digo, idiota eu fui/sou.

    • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

      Isso se chama viés de confirmação. Você ignora os eclipses onde nada aconteceu e as coisas que não aconteceram durante outros eclipses, e pronto, tem sua revelação.

      Desculpe, mas é preciso uma arrogância ÍMPAR pra achar que o UNIVERSO foi todo programado pra gerar eclipses durante os últimos 4 bilhões de anos, para terem significado especial nos últimos… 200.

      O UNIVERSO não gira em torno de você.

      • Leonir

        Outros milhares ou milhões de eclipses realmente não coincidiram com eventos de Páscoa e Sukkot como estes que marcaram épocas de eventos importantes em Israel. E desta vez novamente ocorre que eles coincidem com datas de Páscoa e Sukkot em 2014 e 2015. Por isto chama atenção. O calendário deles é diferente do nosso, é lunar. Há um tempo delimitado, determinado para tudo o que acontecer. Os eventos podem estar definidos dentro desses períodos de forma que eles foram programados dentro desta lógica de demarcação temporal. No mais quando for necessário, fazer brilhar o sol 7 vezes mais com o calor de 7 dias em apenas um, ou apagar de vez vai acontecer sem falha. Mas isso provavelmente não é pra 2014 e 2015, e nem pra daki à milhões de anos.

        Quanto aos Eclipses estou apenas no banco, vou apreciar a beleza, mas ao mesmo tempo estar atento a possibilidade de algum acontecimento extraordinário em Israel nestes 2 anos.

        Desde criança eu sei que o universo não gira em torno da terra e consequentemente de qualquer pessoa rsrs.

        Perdoe se parecer arrogância. Fique na paz.

        • Julio Verner

          Por que esse fascínio por Israel? Aquilo lá é terra de maluco e cercado de muros pra conter mais malucos que eles… Extraordinário seria ver tudo indo pelos ares! hehe

          • Bruno Rocha

            Israel é a única democracia naquele inferno. O único país que produz, fabrica, tem ciência e boa cultura.

            “Extraordinário seria ver tudo indo pelos ares! hehe”

            HUEHUEBR

          • Julio Verner

            Tem tudo isso graças a intervenções milenares, não por “causa própria” – Aquela porra já passou na mão de todos os fãs de amigos imaginários!

          • Haadok

            Discordo. O muro é apenas para grilar a terra dos palestinos…

          • Julio Verner

            Que seja… PRA QUE muros contra HUMANOS? Só um ser divino criado por esses mesmos humanos pra justificar tamanha idiotisse!

        • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

          “Outros milhares ou milhões de eclipses realmente não coincidiram com eventos de Páscoa e Sukkot como estes que marcaram épocas de eventos importantes em Israel”

          Obrigado por demolir seu próprio argumento.

      • http://miudostrocados.wordpress.com Rodrigo Santiago

        É a mesma história da meia suja/qualquer outro ritual em jogo de futebol. O cara sempre usa a tal da meia da sorte no dia do jogo do time, mas a última vez que foi campeão foi em 1900 e cacetada.

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      “Luminares”? A Lua tem luz própria?

      • Leonir

        Dá uma olhada no dicionário, Luminares significa o Sol e a Lua, isto é questão de gramática.

        • http://ceticismo.net/ Pryderi

          lu·mi·nar

          adjetivo de dois gêneros

          1. Que ilumina ou dá luz.

          “luminar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/luminar [consultado em 10-04-2014].

          Não importa que a Lua esteja listada. LUA NÃO TEM LUZ PRÓPRIA!

          • old o

            Cara, como você é idiota. A lua sim ilumina, mesmo que refletindo a luz do sol. Nunca pescou à luz do luar?

    • Daniel Almeida

      Por que um eclipse que nem será visível em Israel causará algum acontecimento lá? E os que aconteceram dessa mesma forma nos últimos séculos?

      • Murilo Teixeira

        É porque Deus só gosta dos judeus. Hitler, muçulmanos e Cartman
        não.

        • http://ceticismo.net/ Pryderi

          Deus ama os judeus, por isso que Israel é o único país do Oriente Médio que tem petróleo… Não, péra!

          • Daniel Almeida

            Gosta tanto que pediu um pedaço do p… como uma aliança.
            Eca

          • Murilo Teixeira

            rsrsrsrsrsrs….
            Não sou eu que acho isso. A Bíblia que cita o tempo todo o povo judeu como o escolhido por Deus…

      • Leonir

        Vai ser visível pra eles no dia 28 de setembro de 2015, dia de Sukkot no Calendário Judeu. Os 3 anteriores apesar de não serem visíveis lá, todos cairão em páscoa e sukkot do calendário judeu. Por isso chama atenção em detrimento dos outros milhares/milhões que já aconteceram ou acontecerão.

        • Daniel Almeida

          E o que o eclipse da semana que vem tem a ver com o do dia 28 de setembro de 2015? O daqui então não tem nada a ver com o fim do mundo, só os que acontecem por lá?

        • http://miudostrocados.wordpress.com Rodrigo Santiago

          Tá, mas aí esse é o paradoxo Tostines mais fácil. Você tá dizendo que os eclipses acontecerão nessa época porque é Páscoa e Sukkot. Mas já tentasse pensar ao contrário, que esses eventos caem em dia de eclipse pois seguem um calendário lunar, páscoa sempre cai em lua cheia, ciclos da lua etc? E fora todos os outros que não caem nesses dias nem perto.

  • Angelo Terroso

    “8.000 anos atrás na Suméria, era compreensível. HOJE só mostra que a
    pessoa por opção quer viver nas trevas da ignorância. E se ela decidiu
    assim, não tem jeito. Nem a Ciência nem o Vaticano fazem milagres.”
    Com a quantidade, a facilidade de acessar informações que hoje existe e mesmo assim as pessoas escolhem este pensamento mágico, mítico. Vc tem toda razão, isto é uma opção, e não há argumento racional, fatos científicos que consiga mudar este tipo de visão. Tentar conversar, debater com pessoas assim é absoluta perda de tempo.

  • tsouzar

    Acho que eu não percebia isso antes ou o Cardoso se revoltou por não ter ganho o presente de natal ano passado e não acredita em mais nada além do que o homem entende, mas recentemente os posts estão mais ácidos em relação a religião. O blog está deixando de ser um espaço sobre tecnologia e está virando uma porta de saída de ódio ateu. E o Cardoso faz isso pegando os comentários de ateus no TecMundo e dividindo-os entre os posts do MeioBit.
    O título do post faz uma chamada para um tema, mas no artigo quase todo o autor se prende a fazer críticas inúteis às crenças. Com as partes de “religioso + ignorante” eu concordo, mas não é só a isso que ele se limita, nem aqui nem nos outros artigos.
    Sei que um leitor a menos – ou milhares, você está atacando quase todos os seus leitores – não vai fazer falta, mas estou quase deixando de seguir esse blog. Receba como uma dica: volte para o contexto de tecnologia para o qual o nome do blog faz referência, ou renomeie-o para VSFCrentelhos logo (o título deve ter a ver com conteúdo, faz bem para o SEO :) ).

    Obs.: se o comentário for censurado, tu não passa de um ateu birrento que não aceita ideias diferentes; se não, boa tarde.

    • Julio Verner

      “mimimi não fale mal dos crentards”

      • tsouzar

        Eu citei cristianismo? Acho que não. Falei de religiões em geral. O título que sugeri foi apenas porque não encontrei algum termo pejorativo que usem contra religião em geral.
        E não é mimimi. É uma questão de qualidade do blog e agrado do público alvo. O autor deve se colocar no lugar do seu leitor. Você gostaria de frequentar um blog onde a maior parte do post estivesse dizendo: “…a ciência comprova isso, mas o Julio Verner, aquele otário, prefere acreditar que aliens introduziram a paçoca no mundo.”? Pois é. O blog visa o público brasileiro, onde a maioria é cristã. O que estou defendendo aqui é somente que o Cardoso pare de chamar implicitamente seu público quase todo de otário acéfalo passivo vivente sob os pés dele.

        • Julio Verner

          Entendi… Mas tu acha que alguém que quer alfinetar outrem independente de opinião ou credo deva se importar com isso?

          Sou da opinião: Os incomodados que se retirem, e acho que o Cardoso também.

          • tsouzar

            É uma questão de educação. Não há um consenso de que deve-se respeitar as religiões alheias, ainda mais em um país de estado laico? Desrespeitoso alguém fazer isso, não acha? Eu acho que sim.

          • Cacio Frigerio

            Cara na boa.. mas o que o Cardoso NÃO fez foi criticar as religiões.. alias pelo contrário. Ele as elogiou. As que são dignas de elogio claro.. como o catolicismo.

            Releia esta frase:

            “Note que não é necessário ser religioso para tratar algo trivial como um eclipse como se fosse o fim do mundo. É preciso ser religioso E retardado. Se você for religioso E inteligente vai entender um eclipse como um eclipse”

            E para mim sequer pareceu que ele é Ateu. na verdade acreditei que ele fosse católico.

        • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

          Cara, porta da rua é serventia da casa.

          • tsouzar

            É mesmo, senhor óbvio? Acho que eu falei sobre isso em meu comentário original e em algumas respostas.

          • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

            Sim, e continua voltando ao blog lendo os textos do autor que odeia. Admita, você é minha biatch.

          • tsouzar

            Meu último comentário nessa conversa: si, pero no. Tecnoblog é melhor que MeioBit mesmo, ha*4

    • Marcos Vinícius

      Percebi isso também, os artigos do Cardoso sempre vieram cheio de trocadilhos e coisas engraçadas que davam um A+ a postagem.
      Mais ultimamente quando o assunto é religião ele se tornou totalmente ácido, até mesmo quando se faz referências a outros portais.
      E isso não é bom

      • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

        Bom é pregar o fim do mundo por causa de uma sombra né?

        • tsouzar

          ***os artigos***
          Por que você não nos explica o que ocorre no mundo para que todas as notícias, ao menos aqui no MeioBit, terem uma lição anti religião?

          • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

            Pq eu quero.

        • Marcos Vinícius

          Cardoso, deixa cada um fazer o que quer, eu tenho minhas ideologias e também acho ridículo essas coisas cristãs, mais vou me descabelar? Vou xingar no twitter? Claro que não.
          O melhor de tudo é rir da ignorância alheia.
          Você tem que ser mais tranquilo com algumas abordagens se não você vai acabar se tornando uma Raquel Sherazade da vida!
          Porém como eu havia dito anteriormente eu gosto das suas abordagens e os trocadilhos, mas alguns pontos você acaba se tornando extremista demais.

    • Angelo Terroso

      Não vi no texto qualquer defesa a ateísmo, mas apenas uma reflexão sobre como o obscurantismo, religioso ou não, consegue sobreviver frente a tantas informações disponíveis hoje.

      • http://ceticismo.net/ Pryderi

        Nah, qualquer um que não coloque a frase “Gezuis é o Sinhô, mano” é ateu e merece ser esquartejado em praça pública, em nome do amor de Deus.

        • Bruno Rocha

          Você aprendeu bem as falácias do Dawkins e Sam Harris, hein.

          • http://ceticismo.net/ Pryderi

            Refute-me.

          • Bruno Rocha

            Você pega o pior exemplo do lado adversário e o generaliza, inverte exceção e regra, carimbando um grupo todo com o estereótipo de uma minoria que não é levada a sério pelo próprio grupo a que pertence.

          • Murilo Teixeira

            É que assim é mais legal. Se não fosse assim, não haveria motivos para guerrear…

      • tsouzar

        Não é a defesa do ateísmo, mas o ataque ao religiosismo que ocorre. Você pode ver que em várias partes o Cardoso debocha das religiões, e eu considero deboche um tipo de ataque moral.
        Reafirmo que na minha crítica estou me referindo a todos recentes posts do MeioBit ou ao menos os que leio, não apenas a este.

    • Luis

      Cara releia o texto.

      “Existe uma diferença entre religião e misticismo, superstição. Ter medo
      de eclipses, ignorar que TODO eclipse lunar é avermelhado, ignorar que
      são fenômenos completamente previsíveis e comuns não é comportamento
      religioso. É comportamento de uma criança, com medo do desconhecido,
      incapaz de entender seu mundo e chorando por ajuda.”

      Se portais religiosos ainda usam o MEDO e CRENDICES não é culpa do “ódio ateu” .

      • tsouzar

        Sei lá do que é a culpa, só sei que o Cardoso não gosta mesmo de quem crê em alguma religião e se vê superior a estes, mas não o diz explicitamente.

    • Angelo Terroso

      É difícil entender como funciona a cabeça das pessoas. Alguém que goste de tecnologia, a ponto de frequentar um blog que trate do assunto. Fica tão irritado, com uma reflexão, sobre o obscurantismo de alguns em tentar bater contra fatos científicos. Não consigo entender, esta tecnologia, na cabeças destas pessoas, não é fruto da ciência ? Não conseguem entender que sem ciência não existiria esta tecnologia?

      • tsouzar

        Não é isso. Ele poderia simplesmente ter dado a notícia e até citado os religiosos extremistas ignorantes, mas em todo, repito, TODO post o Cardoso inventa algo para atacar religiões. Deve ser para aumentar o tamanho do artigo, filtrar o público alvo ou dar uma de super crítico.

    • OverlordBR

      Não sou religioso e muito menos ateu.

      Acredito no Monstro Voador de Espaguete Voador e tenho CERTEZA que os piratas foram extintos por causa do aquecimento global! RÁmen!

      “Não sou ateísta. Há uma grande diferença entre um ateísta e alguém que simplesmente não acredita na religião. Para mim, a religião é uma burocracia entre o Homem e Deus, que não me faz falta. Mas não sou ateísta. Acredito que exista uma força. Se lhe quiserem chamar Deus… Não acredito que Deus seja um pai solteiro que escreve livros.”

  • Luis

    No documentário Religulous de Bill Maher quando mostra sua passagem
    pelo Vaticano vc percebe claramente como a religião católica mudou
    através dos séculos. Alias a entrevista foi com um padre que foi
    diretor do observatório do Vaticano, o próprio João Paulo II” aceitou a
    evolução de Darwin não como apenas uma hipótese.
    O papa atual é um dos mas prafrentex das ultimas décadas, é claro que se matem alguns dogmas ou não seria religião mas fica claro a mudança principalmente em relação a ciência.

    Pelo pouco que me lembro da missas o mote sempre era sua relação com outras pessoas, sobre honestidade, sobre respeitar os país, justiça, basicamente o lado humano de Jesus. Nada muito diferente do que Confúcio “pregou” 500 anos antes.
    Coincidentemente quando a religião católica abandonou os exorcismo ou o inferno começou a perder fieis para os neopentecostais, muitos
    não tem “estrutura” para aceitar seus próprios erros ou força para
    mudar, é sempre culpa de um “agente externo”.
    O ser humano (ainda) não tem capacidade de se livrar da escuridão, do
    misticismo ou da superstição é muito doloroso aceitar seus erros, do
    passado e do presente. Acreditar que o demônio atrapalha sua vida ou se
    der os 10% do garçom sua vida vai melhorar é muito mais pratico.

    Me estendi demais, mas basicamente é isso, as pessoas ainda procuram o lado místico, mesmo não tendo nenhuma razão pra isso.

    Como disse Woody Allen: “A realidade é dura, mas ainda é o único lugar onde se pode comer um bom bife…”

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      A ICAR perdeu clientes, digo, fiéis, porque enquanto o padre promete um Paraíso com colinas verdejantes que nem no programa dos Teletubbies, pastorzão da Universal diz que o que o otário, digo, fiel der p/ a Igreja, Jesus dará em dobro.

      Jesus é o novo overnight.

    • Bruno Rocha

      O problema nesse ponto é que foi a própria ICAR que tornou o Diabo um ser dominador, pois nem no novo testamento, nem no velho (a Torah dos judeus) diz que o capeta/diabo/oquefor era um ser. Na verdade ela o retratava como um pensamento maligno humano, uma má intenção, espírito de porco, etc. Se bem que os países de cultura protestante avançaram mais rápido que as católicas.

      • Luis

        Foi isso que eu disse, a ICAR não tem mais essa visão diabo/inferno.

        • http://ceticismo.net/ Pryderi

          Mesmo porque, o conceito de “Inferno” não está na Bíblia.

      • Will DL Souza

        Sim, porque na cultura protestante não tem pecado nenhum no lucro e também não há o “voto de pobreza”. Isso impulsionou muito os EUA por exemplo.

        • Bruno Rocha

          Exatamente. Isso mostra também o porque dos judeus terem prosperado tanto na Europa, gerando uma inveja durante séculos até terminar com o holocausto nazista. Não à toa foi nos países católicos onde o comunismo mais avançou por se apoderar do discurso anticapitalista que já estava no consciente popular.
          Mas a ICAR não precisava fazer isso. Havia uma enorme quantidade de economistas especialistas dentro de seu clero. O que ela fez foi suicídio. Ainda mais hoje quando o Papa abre a boca e bosteja um monte de asneiras socialistas.

    • OverlordBR

      “Religulous” é um documentário sensacional.
      Assim como a série “VICE”, onde o Bill Maher é produtor.

      Real Time With Bill Maher na HBO é outra beleza de programa. Vale a pena ver.

      Principalmente quando o cara tira sarro da turminha republicana que acha que o planeta Terra tem só 9.000 anos de idade.

  • Bruno Rocha

    Há dez mil anos atrás várias tribos asiáticas já faziam navegação estelar, atravessando o pacífico, colonizando quase todas as ilhas, chegando até no Havaí. Eles já faziam navegação continental milênios antes dos europeus. Sabiam prever eclipses, saber que o ano tem 365 dias, etc. Isso tudo nem citando os Maias.
    Eu acho que a humanidade no passado já foi mais esperta.

    • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

      Hoje o mundo parece seguir uma perigosa tendência careta, com toques de fanatismo religioso e o obscurantismo descrito no presente texto, onde temos céticos para qualquer coisa que não seja a maldita religião. Irônico.

      • Bruno Rocha

        O pior fanatismo é o político ideológico.

  • Daniel Almeida

    Cardoso, a verdade é que Lua de Sangue = Marte do tamanho da Lua
    Deal with it.

  • Haadok

    Vou ver se não perco este eclipse, já que perdi o do dia 18 de outubro de 2013, e até tinha marcado em minha agenda…

    Vou dar um jeito de acordar de madrugada para vê-lo.
    Gostei muito da exploração religiosa do tema (como tem otário para acreditar no fim do mundo…).

  • Pingback: Lua de sangue