Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft anuncia Skype-TX — mas não é pro seu bico

Microsoft anuncia Skype-TX — mas não é pro seu bico

A Microsoft acaba de anunciar uma pequena revolução para o pessoal que transa jornalismo televisivo. É o Skype TX, uma versão com qualidade de estúdio, que além de melhorar áudio e vídeo removerá as distrações e notificações que deixam transmissões via Skype na televisão com cara de amadorismo.

10 anos atrás

viaskype

Nos primórdios da televisão as matérias eram filmadas em 16 mm e enviadas para as emissoras, onde o filme era revelado, as reportagens montadas e só então veiculadas. Matérias feitas no exterior voltavam de avião, o que significava às vezes dias de atraso. Com o advento dos satélites de comunicação e do videotape, material começou a ser enviado direto para as emissoras, e quando era interessante abriam até links ao vivo.

Isso significava toda uma operação logística, com reserva de horários em satélites, canais de retorno, unidades móveis… sim, custava uma baba. Por isso o Hélio Costa só falava 1 min de Nova York nos Anos 80. Com o advento da internet hoje repórteres em campo editam as próprias matérias e sobem direto pros servidores da empresa. Só o ao vivo que não está bem resolvido ainda.

Durante o Tsunami do Japão, quando houve o medo da onda chegar até o Hawaii, a CNN achou um sujeito que havia colocado uma câmera na janela, de frente pro mar. Convenceram o cara a abrir o Skype e ficar transmitindo. Por horas ele foi a única ligação da CNN com as ilhas. Hoje todo mundo usa Skype, mas ele tem problemas. A qualidade de imagem e áudio deixam a desejar, e ele é cheio de distrações. Felizmente a Microsoft achou um nicho aqui e vai faturar um trocado enquanto melhora a vida de todo mundo.

É o Skype TX, voltado para emissoras de TV. Solução de hardware e software, vem com conexão HD-SDI, transmitindo em FULL-HD 1080i, oferece controle total de formato de frame, disponibiliza um canal de vídeo de retorno e, acima de tudo, garante uma conexão Skype sem avisos, notificações, publicidade, ping, chamadas, nada. Somente o link de áudio e vídeo. Nada de interrupções quando o jornalista estiver em um abrigo antiaéreo na Crimeia reportando sobre as tropas russas que absolutamente não estão lá.

Um Skype com qualidade de estúdio é excelente pra todo mundo, exceto pras empresas que vendem links de satélite. Bem, adaptem-se ou morram. É uma boa oportunidade para virarem provedores de conectividade, tratando de forma agnóstica o que o cliente subir pelo link.

Fonte: TC.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários