Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Feira de Fotografia - oportunidade para vender suas imagens

Feira de Fotografia - oportunidade para vender suas imagens

Que tal vender suas fotografias na internet como obras de arte? Sei que não é fácil, mas o site Feira da Fotografia pode ser uma boa opção para começar.

10 anos atrás

fine_art

Hoje muito se fala em fotografia Fine Art. Muitas definições são encontradas na internet sobre o tema e cada um joga sua opinião. De um modo ou de outro, e de forma resumida, a fotografia Fine Art tenta vender a imagem fotográfica como uma obra de arte. Embora a fotografia não seja uma das Belas Artes principais, está se abrindo um mercado para a venda e compra de fotografias produzidas para o mercado artístico. E quais são as características destas fotos? São principalmente voltadas para a produção autoral de cada fotógrafo. Sei que isso tudo é muito subjetivo, mas se você quer saber um pouco mais sobre o tema é bom dar uma olhada neste texto do Clicio Barroso.

Mas, quem compra uma fotografia como obra de arte? Hoje o mercado está aquecido e temos como consumidores os colecionadores de arte, outros fotógrafos e o mercado de decoração de interiores. É possível comprar obras de fotógrafos nacionais reconhecidos por valores que começam em R$ 500,00. Para o público comum pode parecer caro, mas tem muita foto bacana por ai que realmente vale esse valor (e até mais). Outro ponto positivo é que comprar arte não é um custo, é um investimento. Você pode pagar uma quantia pela imagem e ela estar valendo o dobro em algum tempo. Lembrando que toda imagem vendida como Fine Art possui um acabamento especial (tanto nas tintas da impressão quanto no papel utilizado) além de serem imagens numeradas (a baixa tiragem garante o valor) e com atestado de autenticidade assinado pelo autor.

Tudo bem, já entendemos essa parte, mas como começar? Esse é o grande problema. Muita gente não sabe como começar a oferecer suas imagens para venda e nem qual caminho seguir. Você pode ir até as galerias especializadas e tentar vender o seu peixe ou montar um site particular e começar a divulgar seu trabalho para venda. Independente da forma escolhida, o caminho não vai ser fácil. Dentro desta perspectiva, estava passeando por sites na internet e me deparei com o Feira de Fotografia. O intuito do site é vender imagens Fine Art de autores brasileiros. Para fazer parte do acervo, o fotógrafo deve entrar em contato com a administração do site e enviar suas imagens que serão analisadas por um grupo de curadores. Se passarem pelo teste de qualidade elas entram para o acervo que está disponível para venda on-line.

A Feira de Fotografia é uma loja virtual de iniciativa da Fundação Hassis de Florianópolis-SC e tem a intenção de divulgar as fotografias do artista plástico Hassis e fotografias de tantos outros fotógrafos amadores e profissionais para a venda no site. As fotografias disponíveis são de diversos temas, diversos preços e podem ser adquiridas em tiragem limitada ou exclusivas. Todas as fotos são impressas em papel 100 % algodão, Ragh Photographique 310 gr e são enviadas pelo correio sem moldura.

Pode ser uma oportunidade interessante de enviar suas fotos para uma análise e, quem sabe, fazer parte da galeria. Maiores instruções podem ser encontradas aqui.

P.S.: este não é um post publicitário.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários