Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Resenha - Sem Medo do Flash de José Antonio Fernández

Resenha - Sem Medo do Flash de José Antonio Fernández

Não sabe como utilizar o seu flash remoto para dar vida e impacto para suas fotos? Seus problemas acabaram, pois está no mercado o livro Sem Medo do Flash do fotógrafo José Antonio Fernández.

10 anos atrás

Olha só que bacana. Tenho em minhas mãos esse grande lançamento da iPhoto Editora, o livro Sem Medo do Flash do fotógrafo José Antonio Fernández. O assunto é delicado e ao mesmo tempo cativante. Vejo muita gente dizendo por ai que não gosta de utilizar flash porque elimina a naturalidade da cena. Desconfio que 99% destas pessoas, na realidade, não sabem utilizar o acessório, visto que ele pode melhorar em muito a sua imagem. Os fotógrafos iniciantes pecam justamente no uso do flash e é por esse motivo que os workshops sobre o assunto sempre lotam e todos ficam correndo atrás de informações que parecem ser até de cunho místico. Aprender flash não é difícil, você só precisa de um pouco de raciocínio lógico e entender algumas teorias matemáticas.

Sem medo do flash_iphoto editora

 

Por isso que esse tipo de lançamento se mostra tão importante. O livro é ricamente ilustrado e traz dezenas de situações onde podemos utilizar o flash para melhorar nossas imagens. Existe um equilíbrio perfeito entre teoria e prática, sendo que essa última possui um capítulo gigantesco no final do livro. O foco aqui são os flash compactos (dedicado) que são a nova tendência para quem precisa de agilidade na produção fotográfica. Existem grandes fotógrafos que já trocaram seus flashes de estúdio por compactos, onde tudo cabe em uma bolsa, não tem fio para ficar tropeçando e tudo pode ser transportado sem problemas. Fernández fala tanto de equipamentos Nikon quanto Canon em seu livro, e até ensina como acionar o modo escravo/slave em cada modelo.

Sem medo do flash_iphoto editora1

São 7 capítulos divididos em 252 páginas impressas em papel couché de ótima qualidade e ricamente ilustrado. O primeiro capítulo é um apanhado gigante sobre coisas que você precisa saber e fazer para ter uma boa experiência com seu flash. São coisas básicas como trabalhar no modo manual, distância focal, ponto de luz, tipo de medição de luz e outras coisas. É nessa parte que ele faz a analogia entre ponto de luz e o ato de dobrar uma folha de papel. Uma coisa realmente genial. O segundo capítulo já entra na teoria da luz e ficamos conhecendo os conceitos de intensidade, qualidade, cobertura, cor e direção. A explicação destes conceitos é muito didática e faz com que pensemos realmente em como trabalhar nossa luz, que aliás é nossa matéria prima.

Os próximos quatro capítulos são extremamente técnicos, porém necessários. Antigamente o flash da câmera (alguém lembra do Frata e dos primeiros flashes eletrônicos) não eram complicados de regular e utilizar. Hoje os flashes TTL possuem dezenas de recursos e o manual do usuário é gigantesco. Muita gente não tem coragem de ler e não utiliza nem um terço do que seu flash pode proporcionar. Por isso que é perdido algum tempo explicando sobre o que é e como funciona o flash (com alguns pontos que eu não sabia), como aproveitar corretamente o TTL e técnicas de flash rebatido e preenchimento, assim como trabalhar com o flash fora da câmera (slave) e os principais modificadores de luz. É vendo essa parte técnica/teórica que podemos vislumbrar todas as possibilidades de utilização do flash dedicado. Tirar ele da câmera e trabalhar de forma mais criativa é um grande diferencial para a fotografia.

Sem medo do flash_iphoto editora2

Os dois últimos capítulos são a cereja o bolo do livro. O penúltimo capítulo fala de esquemas de luz. Sim, são várias propostas de como posicionar suas luzes e o efeito que elas terão na hora da fotografia. Para ser mais exato, são 17 esquemas de luz para você brincar com seu flash dedicado tanto em situações externas quanto em estúdio. Por fim, temos o capítulo Resultados Assombrosos, que nada mais é do que experiências práticas do fotógrafo (em trabalhos profissionais) em que teve espaço o espirito do experimentalismo. Situações reais onde o uso correto do flash trouxeram um impacto único para a fotografia.

Em resumo, foi um livro que consegui ler em dois dias, e vou ter que ler novamente, pois tem muita informação que merece ser absorvida lentamente. Pode ser utilizado como um guia de consultas, algo que deve ficar constantemente no seu estúdio. Até agora é o melhor lançamento do ano. E o fato de ser um livro, e não um DVD, facilita em muito a sua consulta. Recomendo a todos.

Sem medo do flash_iphoto editora4

O livro Sem Medo do Flash de José Antonio Fernández está disponível para venda no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 89,90.

P.S.: ainda aguardando um lançamento nacional que se se dedique em ensinar o correto uso do fotômetro de mão e o calculo da proporção de luz em estúdio. Que tal o Newton Medeiros para isso?

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários