Meio Bit » Arquivo » Ciência » Rain, o jogo que foi modificado por um terremoto

Rain, o jogo que foi modificado por um terremoto

Produtor e diretor do jogo Rain, para PlayStation 3, falam sobre como o terremoto que assolou o Japão em 2011 modificou bastante a maneira como o título deveria ser, fazendo com que deixasse de ser uma história de sofrimento e solidão, para se tornar uma de superação.

10 anos atrás

rain

Em 2011 acordamos com a notícia de que o Japão havia sido duramente atingido por um dos piores terremotos de sua história recente e além daquele desastre ter afetado profundamente a vida de milhares de moradores do país, ele também fez com que a produção de alguns jogos tomassem um rumo bastante diferente do planejado inicialmente.

O caso mais conhecido relacionado a catástrofe foi o do MotorStorm: Apocalypse, que devido sua temática semelhante acabou tendo seu lançamento adiado e durante a Game Developers Conference realizada na última semana, Ken Suzuta e Yuki Ikeda, respectivamente produtor e diretor do Rain, revelaram que o jogo também sofreu com aquele terremoto.

De acordo com Suzuta, inicialmente o título seria muito mais sombrio e deveria passar uma sensação maior de solidão, obrigando os jogadores a se esgueirar pelos cenários para evitar o confronto com um monstro que os ameaçaria. Porém, quando o dia 11 de março chegou e o país foi sacudido pelos tremores de terra, o jogo deixou de ser tão importante e a equipe perdeu o interesse em criar algo tão deprimente.

Para o produtor, ver diariamente aquelas duas crianças lutando para sobreviver na chuva era algo muito difícil e em determinado momento eles começaram a se perguntar se estavam preparados para assumir a responsabilidade por algo tão triste, chegando até a cogitar o cancelamento do projeto.

Após diversas conversas com a equipe e os constantes incentivos para que a criação fosse continuada, a SCE Japan Studio resolveu seguir em frente, pois como disse Ken Suzuta, “algumas vezes o entretenimento machuca as pessoas, podendo causar tristeza e sofrimento.” Com isso em mente eles decidiram que o melhor era fazer com que o game guiasse o jogador da maneira que achasse melhor, o que acabou fazendo com que o Rain deixasse esse lado triste e pudesse contar uma bela história de superação.

Se o jogo teria sido melhor da maneira como haviam idealizado inicialmente, nunca saberemos, mas a verdade é que o Rain como foi lançado dividiu opiniões e por mais que eu ache que a produção deveria ter continuado da maneira como eles planejaram, não me sinto no direito de julgar o sofrimento por qual passou aquele povo, ainda mais depois de terem sobrevivido e principalmente, se reerguido de tantas desgraças.

Fonte: Gamasutra.

relacionados


Comentários