Meio Bit » Arquivo » Games » Pesquisadores usam o Tetris para ajudar pessoas a tratarem seus vícios

Pesquisadores usam o Tetris para ajudar pessoas a tratarem seus vícios

Estudo realizado na Inglaterra utiliza o Tetris para ajudar as pessoas a lidarem com o vício por comida, fumo ou álcool. Para pesquisadora, segredo esta em manter os dependentes visualmente comprometidos.

10 anos atrás

tetris

Quando se trata de jogos extremamente viciantes, o clássico Tetris deveria estar presente em qualquer lista, sendo assim, imagine o quão irônico é um estudo que está utilizando a criação de Alexey Pajitnov para tentar minimizar o sofrimentos das pessoas viciadas nos mais diversos tipos de coisas?

Publicada no jornal científico Appetite, a pesquisa chefiada pela professora de psicologia Jackie Andrade, da Plymouth University, sugere que o desejo que sentimos é fortemente incentivado por nossa visão e como o quebra-cabeça exige uma alta dose de comprometimento visual, pode fazer com que a pessoa perca a vontade de comer, fumar ou ingerir álcool.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores contaram com a ajuda de 119 estudantes, que deveriam descrever seus desejos antes de iniciarem uma partida de Tetris. O detalhe é que apenas alguns conseguiam carregar o jogo e 24% deles afirmaram que o desejo diminuiu.

Na verdade, qualquer coisa capaz de estimular as pessoas visualmente, como assistir televisão, poderia ser utilizado, mesmo que não demande um esforço mental, apesar disso também ajudar no processo. O grande mérito dos games neste caso está na sua interatividade, já que exige mais atenção do usuário

O objetivo agora é utilizar o resultado da pesquisa no mundo real, permitindo que as pessoas possam ter uma qualidade de vida melhor e se considerarmos que o Tetris pode ser executado em chaveiros ou até cartões de visita, tudo leva a crer que em breve o tão adorado jogo poderá servir como muito mais do que apenas nos entreter por alguns minutos.

Fonte: NBC News.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários