Meio Bit » Arquivo » Games » Microsoft apresenta o DirectX 12: API estará presente no Xbox One e plataformas Windows

Microsoft apresenta o DirectX 12: API estará presente no Xbox One e plataformas Windows

DirectX 12 é apresentado na GDC 2014: API gráfica estará presente no Xbox One, PCs e tablets e smartphones equipados com chips da Qualcomm e nVidia.

10 anos atrás

forza-5-pc-directx-12

Como prometido, a Microsoft rvelou na GDC 2014 a nova versão de sua API gráfica, o DirectX 12. A empresa promete que essa será sua mais leve e eficiente encarnação, além de ser compatível com uma grande gama de dispositivos.

O gerente de desenvolvimento gráfico da Microsoft Anuj Gosalia afirmou durante o anúncio que o DirectX 12 funcionará de forma plena em um grande número de plataformas, tais como PCs, o Xbox One e tablets e smartphones equipados com chips da Qualcomm e nVidia, de modo a atender o rumo já delineado de unificar as plataformas, aproximando a interação entre Windows 8 (desktop e RT), Windows Phone 8 e seu atual console. Além disso, a API é preparada para trabalhar com instruções de baixo nível, o que a torna mais leve e faz com que ela exija menos do hardware. PAra se ter uma ideia a exigência de trabalhos do processador caiu pela metade quando comparado com o DX11, principalmente equilibrando melhor a utilização entre os núcleos.

core-word-dx11-dx12

A Microsoft não deu detalhes mas segundo ela o DirectX 12 vai permitir melhor controle dos recursos de hardware por parte dos desenvolvedores. Outro ponto positivo que coloca a API em vantagem em relação ao Mantle é a compatibilidade: a nVidia já confirmou que todas as suas GPUs que rodam DX11 (famílias Fermi, Kepler e Maxwell) serão compatíveis, o que aumenta instantaneamente sua base instalada (a tecnologia da AMD está presente em apenas algumas placas). A Intel afirmou que todos os processadores da geração Haswell rodarão o DX12 no dia 1, já a AMD não entrou em detalhes, dizendo apenas que “sua atual base de consumidores pode se beneficiar (da nova API)”, mas não deu informações de quais placas serão compatíveis. A Microsoft informa que novos PCs sairão de fábrica plenamente capazes de rodar o DirectX 12, mas apenas cerca de 50% dos computadores voltados para jogos serão compatíveis.

O principal beneficiado no caso será o Xbox One. Após uma grande controvérsia pelo fato dele não rodar muitos games em 1080p, a API está chegando para aumentar o número de títulos que rodem em Full HD a 60 fps, para diminuir a disparidade gráfica com o PS4. Para dar um gostinho do que ela é capaz o pessoal da Turn10 Studios demonstrou uma versão de Forza 5 rodando no PC, o que segundo eles demandou um equipe separada para portar o título. Segundo a Microsoft o DirectX 12 permitirá um “avanço de desempenho significativo” do console, mas não deu detalhes.

A previsão é que os primeiros games compatíveis com DX12 cheguem ao mercado no final de 2015, mas já devemos ver testes da API ainda neste ano.

Fonte: CVG.

relacionados


Comentários