Meio Bit » Arquivo » Internet » Google pretende exterminar Voice e integrar suas funções ao Hangouts

Google pretende exterminar Voice e integrar suas funções ao Hangouts

Como forma de eliminar apps redundantes Google pretende fazer com que Hangouts absorva funções do Voice; app lançado em 2009 seria então descontinuado

10 anos atrás

google-voice

O Google Hangouts é mais do que um simples aplicativo que surgiu para substituir o antigo GTalk. Na verdade Mountain View vê nele uma aplicação multitarefa capaz de agregar funções como mensageiro web e de SMS, rede social e em breve se tornará também um app para chamadas de VoIP, matando de uma vez a necessidade de manter o Google Voice, app lançado em 2009 vivo.

Se analisarmos o histórico do Hangtouts, desde seu lançamente ele vem engolindo features de aplicações distintas do Android. O primeiro a sumir foi o Google Talk, seguido pelo Google+ Messenger. Não demorou muito e o app de SMS também deu adeus, dando ao Hangouts o poder de centralizar toda a comunicação de mensagens e chamadas de vídeo.

Sobrou o Google Voice, um app de chamadas de voz sobre IP tal qual o Skype, que se comunica com sua lista de contados do Gmail. Ora, o Hangouts já tem acesso à lista, por que não unir o útil ao agradável e exterminar outro app redundante? Pois parece que é exatamente o que o Google irá fazer daqui a alguns meses.

O interessante a notar aqui é que o Google tem a faca e o queijo na comunicação por voz na mão, algo que as operadoras odeiam. O Voice foi planejado para driblar o uso dos planos de voz e permitir que usuários do Gmail se comunicassem de graça, através do plano de dados. Embora não tenha dado muito certo, ao absorver essa funcionalidade o Hangouts, que é um app muito mais popular pode dar uma tremenda dor de cabeça às empresas que já vem perdendo bons tostões com usuários preferindo WhatsApp e similares ao SMS, mesmo que seus números continuem impressionantes.

Em último caso o Hangouts poderia até mesmo substituir o app de ligações, controlando todo o aspecto de comunicações no Android. Eu não acredito muito nesse último, principalmente porque tornaria o ato de fazer ligações para pessoas não-geeks mais complicado do que deveria. Mas de qualquer forma está sendo interessante ver até onde vai o apetite do Hangouts e tentar adivinhar qual será o próximo app que ele irá engolir.

Fonte: 9to5Google.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários