Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Direção de Modelos de Faya - Resenha

DVD Direção de Modelos de Faya - Resenha

Cansado de não saber como criar poses interessantes nos seus ensaios fotográficos? O DVD Direção de Modelos do fotógrafo Faya pode ser a solução para você melhor as suas metodologias.

10 anos atrás

Direção de Modelos sempre foi um tema espinhoso dentro da fotografia. Todo workshop de iluminação de estúdio ou de Book Fotográfico coloca no cronograma que será falado sobre direção de modelo. Porém, a maioria dos aluns saem destes workshops sem ter muito o que dizer sobre o tema. Eu creio que, dentro da fotografia de moda e retratos, está é a parte mais difícil, pois vai determinar o posicionamento da pessoa fotografada na imagem e, acima de tudo, a sua postura. Embora existam vários exercícios bacanas para você aprender a posicionar a sua modelo (inclusive muitas poses para referência na internet), sempre achei que a melhor direção de modelo é conseguida quando o fotógrafo consegue se conectar a pessoa fotografada. Neste ponto, então, teria grande importância a própria personalidade do fotógrafo.

Mas, aprender é preciso e, já que vivemos em um mundo onde a informação está disponível para quem quiser adquirir, a iPhoto Editora colocou no mercado o DVD Direção de Modelos do fotógrafo carioca Faya. O DVD, basicamente, trabalha com a concepção de que para dirigir pessoas (modelos profissionais ou não) é necessário que o fotógrafo saiba passar comandos e orientações para a melhor execução das poses. E é exatamente isso que o DVD entrega. Aqui temos um conjunto de ações que criam uma metodologia eficaz para passar orientações para a modelo durante o ensaio fotográfico. A primeira parte do vídeo é destinada a mostrar que o fotógrafo deve entender o corpo da modelo dividido em três partes. Temos a base, composto pelas pernas, o tronco e a cabeça. Uma quarta parte seriam os acessórios. Muito bacana ver como o fotógrafo se preocupa em criar a pose levando em conta todas essas partes, a importância do posicionamento das mãos, por exemplo. Muito útil para quem nunca se preocupou com os pequenos detalhes do posicionamento de sua modelo. Essa primeira parte dura um pouco menos de meia hora.

A segunda parte do DVD é dedicado a ensaios práticos. São três ensaios que são executados em situações diferentes. O primeiro é feito em estúdio, com uma única fonte de luz e com produção bem carregada, bem fashion. O segundo ensaio é feito em uma locação interna e, o terceiro, em uma locação externa. Os três ensaios mostram como construir a pose tendo uma especial atenção para cada uma das três partes do corpo e como enfrentar problemas que possam aparecer durante o ensaio. A próxima parte é a análise das fotos. Gosto muito quando um DVD prático apresenta isso, pois podemos ter noção do resultado de todo o circo que foi armado para executar o trabalho. O DVD termina com uma sessão de dicas onde o fotógrafo fala um pouco do começo da carreira dele e como é sua metodologia de atendimento e trabalho. Dicas importantes para quem está começando na fotografia ou na área de books e ensaios de moda.

Ter esse DVD vai transformar completamente sua maneira de dirigir modelos? Vai depender muito de seu grau de conhecimento. A técnica de direção de modelo ensinada no DVD só serve se você já sabe onde quer chegar, se já possuí a referência necessária para montar as poses. Mas, é um grande passo para você melhorar consideravelmente as suas imagens de moda e book fotográfico. O DVD Direção de Modelos do Faya está disponível para compra no site da iPhoto Editora e o valor do investimento fica em R$ 99,00.

dire_o_de_modelos_dvd

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários