Meio Bit » Arquivo » Indústria » Sony e Panasonic prometem que o Archival Disc alcançará capacidade de até 1 TB

Sony e Panasonic prometem que o Archival Disc alcançará capacidade de até 1 TB

Sony e Panasonic dizem que a nova mídia Archival Disc chegará à capacidade de 1 TB; modelo de 300 GB tem lançamento esperado para meados de 2014

10 anos atrás

archival-disc-logo

Em meados de 2013 Sony e Panasonic revelaram uma parceria que pode fornecer uma opção interessante para quem precisa realizar backups de grandes quantidades de dados: a proposta seria desenvolver uma nova mídia óptica capaz de armazenar no mínimo 300 GB de dados, no intuito de ser o sucessor do Blu-ray.

Hoje a Sony divulgou que ambas empresas formularam os padrões do assim chamado "Archival Disc" e expandiram sua meta: o objetivo agora é chegar a um disco com 1 TB de capacidade, colocando-o pau a pau com HDs externos, se tornando uma opção de backup em tese mais barata do que os discos rígidos, já que usar um SSD para backup ainda é um sonho inalcançável para a maioria dos mortais: se um disco de 120 GB já custa os olhos da cara (mas meu notebook está voando), imagine um de 1 TB. Seria lindo, mas o preço...

A Sony sabe que os discos de hoje em dia tem sérios problemas com armazenamento e manuseio, por isso ressalta que o Archival Disc terá um tripla camada de proteção, que o tornaria à prova de água e poeira, além de não sofrer problemas de alteração de temperatura e umidade. Com isso um disco poderia ficar guardado por um tempão, não sofreria ataque de fungos, não empenaria e consequentemente não perderia os dados co o tempo. Em tese, claro.

archival-disc-roadmap

Resta saber quanto custaria um disco virgem e se ele compensaria em comparação a um HD externo. Nem todo mundo possui uma internet decente para realizar backup na nuvem, que por si só não são 100% seguros de qualquer forma. Além disso, Sony e Panasonic estão muito provavelmente estudando uma mídia para substituir o Blu-ray, que com 25 GB de capacidade dá conta de um filme em Full HD, mas 4K é outra história e o 8K já está a caminho. O mesmo pode se dizer da próxima geração de consoles, que poderá se beneficiar dessa nova mídia: se o PS4 e Xbox One possuem games com tamanho médio de 25-30 GB, que dirá seus sucessores daqui a uns seis, sete anos.

A Sony pretende apresentar o modelo de 300 GB de espaço em meados de 2014. Os de maior capacidade, com 500 GB e 1TB não possuem data de lançamento e claro, tudo isso dependerá de novos hardwares compatíveis, desde leitores domésticos a gravadores de discos.

Fonte: Sony via Engadget.

relacionados


Comentários