Meio Bit » Arquivo » Games » 15 anos depois, mod melhora controle do Grim Fandango

15 anos depois, mod melhora controle do Grim Fandango

Se você adora o Grim Fandango, mas sempre odiou o seu sistema de controles, saiba que um modder resolveu adaptar o game para um interface point-and-click e assim acabar com todo o sofrimento que o original nos trazia.

10 anos atrás

grim-fandango

Por volta de 2000, 2001 eu entrei em uma livraria e enquanto olhava a seção de jogos, me deparei com um jogo que me chamou a atenção por sua premissa. Como na época eu estava meio por fora do mundo dos games, nunca tinha ouvido falar naquele tal de Grim Fandango, mas devido ao baixo valor cobrado por ele, resolvi comprá-lo. Mal sabia que estava levando para casa um dos melhores games já feitos e hoje guardo com muito carinho aqueles dois CDs que trazem a fantástica história de Manny Calavera.

Porém, mesmo com seu excelente enredo e uma direção artística inigualável, o adventure possui um problema seríssimo quando se trata de seus controles, pois como ele deixou de lado os gráficos em duas dimensões, o pessoal da LucasArts optou por nos colocar no comando direto do protagonista e como se costuma dizer por aí, guiá-lo é quase como pilotar um tanque de guerra. A reclamação em relação a esse problema sempre perseguiu o jogo e somente agora alguém resolveu diminuir a nossa tortura, adaptando o Grim Fandango para a tradicional interface point-and-click.

Conforme explicou o modder responsável pelo projeto, Tobias Pfaff, o game nunca foi pensado para funcionar desta maneira, trazendo vários puzzles que utilizam o sistema de controle original, então ele teve que fazer profundas modificações tanto no jogo quanto no ResidualVM, o programa que permite que ele seja jogado nas máquinas mais atuais.

Por se tratar de uma versão inicial da modificação, o criador alerta para possíveis bugs e caso tenha ficado interessado, as instruções para fazer tudo funcionar podem ser encontradas aqui. Embora fazer tudo funcionar dê algum trabalho, o nível de qualidade do game certamente justifica o esforço.

Como há tempos eu venho pensando em jogar esta belezinha novamente, acho que este é um ótimo motivo para tirar os discos da prateleira e o anúncio serve também para nos fazer lamentar o fato de não termos a possibilidade de comprar o Grim Fandango em nenhum serviço de distribuição digital.

Fonte: Rock, Paper, Shotgun.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários