Meio Bit » Arquivo » Games » Criador deixará desenvolvimento do DayZ

Criador deixará desenvolvimento do DayZ

Dean Hall, o criador do mod DayZ, revela que deixará a Bohemia Interactive e consequentemente a produção do jogo no final deste ano. Motivo seria a vontade de voltar para seu país e fundar um novo estúdio.

10 anos atrás

dayz

A criação da modificação DayZ para o Arma 2 é bastante interessante. Sem querer me alongar muito, ela basicamente surgiu de uma terrível experiência vivida por Dean Hall enquanto ele servia à força aérea da Nova Zelândia. Durante um exercício de sobrevivência, o rapaz perdeu 25 quilos e aproveitou a situação para criar alguns fundamentos do seu simulador de apocalipse zumbi.

Quando foi lançado, aquele mod não demorou para se tornar muito popular, fazendo com que o jogo base figurasse na lista de mais vendidos do Steam por várias semanas. Percebendo o enorme potencial comercial da criação de Hall, a Bohemia Interactive correu para contratá-lo e anunciou uma versão que funcionaria de maneira independente. Porém, ao que tudo indica, o casamento entre as partes chegou ao fim.

De acordo com um artigo publicado pelo Eurogamer, os planos do game designer é continuar trabalhando no título até o final deste ano, quando pretende fundar seu próprio estúdio e começar a trabalhar em um novo jogo multiplayer. O motivo para sua decisão estaria na maneira como ele gosta de assumir riscos, algo que poder ser muito perigoso para o projeto.

Porém, Hall afirmou que não deixará o desenvolvimento em um momento crucial e garantiu que poderá estender sua permanência por mais tempo, até que a criação não precise mais da sua ajuda, dizendo ainda que de alguma forma sempre estará envolvido com o jogo.

Na entrevista o rapaz citou a ocasião em que Markus "Notch" Persson anunciou que deixaria o cargo de desenvolvedor principal do Minecraft, quando muitos fãs ficaram desesperados, mas ressaltou que o seu caso é um pouco diferente, pois não está no seu próprio estúdio e isso ainda lhe obriga a lidar com culturas e leis diferentes das que está acostumado (a Bohemia fica na República Tcheca) e terminou dizendo que sente falta de casa.

Como fundar um novo estúdio é algo que leva tempo, Dean Hall pretende começar o processo o quanto antes e revelou que atualmente possui cinco conceitos para seus próximo jogos, sendo que boa parte deles possuem estilos parecidos com o do DayZ, que por sinal ele classificou como “um conceito fundamentalmente falho.

O neozelandês já mostrou que possui algumas boas ideias, então espero que ele tenha sucesso na nova investida, porém, o mais importante é que sua decisão não prejudique o desenvolvimento do DayZ, mesmo porque, um número imenso de pessoas já investiu na sua aquisição e não seria legal que elas fossem prejudicadas por uma mudança de planos por parte do seu criador.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários