Meio Bit » Arquivo » Games » Pesquisa aponta PS4 como console favorito dos desenvolvedores

Pesquisa aponta PS4 como console favorito dos desenvolvedores

Pesquisa realizada na Game Developers Conference mostra que o PlayStation 4 é o console queridinho das desenvolvedoras, enquanto que o Wii U aparece na última colocação.

10 anos atrás

playstation-4

Durante a edição do ano passado da Game Developers Conference, os organizadores do evento realizaram uma pesquisa com pouco mais de 2.600 desenvolvedores que estiveram presente e nele foi descoberto que entre os consoles disponíveis no mercado, o PlayStation 4 é aquele onde o maior número de profissionais pretendem lançar seus jogos.

Dos entrevistados, 20% afirmaram estar trabalhando em títulos para o videogame da Sony, enquanto 17% citaram o Xbox One, 14% o PlayStation 3, 12% o Xbox 360 e para desespero da Nintendo e todos aqueles que investiram em um Wii U, apenas 4% esperam lançar jogos para este videogame.

No entanto, as plataformas que podem ser apontadas como as verdadeiras queridinhas dos estúdios é o PC e os dispositivos móveis, pois segundo eles, pouco mais da metade espera lançar seus próximos jogos para esses aparelhos, o que mostra que tanto um quanto o outro permanecerão com seus ecossistemas bastante saudáveis.

Outro dado interessante diz respeito às editoras, já que 64% das desenvolvedoras afirmaram que publicarão seus jogos independentemente, enquanto que apenas 19% trabalham em conjunto com uma editora e os 17% restantes respondem diretamente à elas. Curiosamente, o número de estúdios que tem seus projetos garantidos por fundos de financiamento aumentou de 37% do ano anterior para 52%, mesmo com serviços como o Kickstarter tendo se tornado mais populares.

Mas voltando ao PS4, boa parte da explicação para esta preferência reside principalmente em dois fatores: uma maior abertura da sua fabricante para os indies e a boa recepção do console por parte dos consumidores. Esta semana ficamos sabendo que o videogame ultrapassou a marca de 5,3 milhões de unidades vendidas e é claro que todos querem ter seus títulos no console com a maior base instalada.

Fonte: GamesIndustry.

relacionados


Comentários