Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Hasselblad HV - muito por pouco, mas com classe

Hasselblad HV - muito por pouco, mas com classe

E a Hasselblad fez novamente. Aproveitando sua parceria com a Sony a empresa lança uma câmera baseada em uma que já existe, só que cobrando muito mais caro. Essa é a nova Hasselblad HV.

10 anos atrás

hassleblad_HV

Todo mundo aqui deve conhecer a Hasselblad. A empresa ficou famosa no mundo da fotografia por conta das câmeras de médio formato que fabricava. Assim como hoje todo mundo acha que profissional tem que ter uma full frame, na época do filme fotográfico se você não tivesse uma médio formato seria desprezado por muitos fotógrafos. Mas, o tempo passou e o digital dominou o mercado, forçando empresas tradicionais a se redefinirem. Algumas conseguiram isso com grande mérito (Canon, Nikon), outras quase afundaram pela falta de visão (Kodak) e temos um terceiro grupo que, por falta de conhecimento na área, teve que se aliar a gigantes da eletrônica para trazerem suas câmeras para a nova tecnologia (Leica).

A Hasselblad continua produzindo ótimas (e caras) câmeras de médio formato, mas nos últimos anos tem colocado câmeras de menor porte no mercado, em uma parceria com a Sony. Como a coisa funciona? Simples, a Sony vende o conceito de uma de suas câmeras e a Hasselblad só coloca dentro de um corpo com sua marca, geralmente com um design futurista e um preço absurdamente alto. Aconteceu isso com a Hasselblad Lunar e todo mundo percebeu. Agora temos um novo produto no mercado seguindo essa linha. A Hasselblad HV nada mais é do que a Sony A99 com outro corpo e alguns frufrus bem bacanas. A câmera está equipada com um sensor CMOS Full Frame de 24 megapixels,  capacidade de fazer 10 fotos por segundo no modo contínuo, sistema de foco automático baseado em 19 pontos (sendo 11 em cruz) e gravação de vídeo em Full HD.

Porém, como estamos falando de Hasselblad, algumas "coisinhas" precisam ser diferente. O exterior da câmera possui um design bem arrojado (não necessariamente bonito) e o corpo é todo feito em alumínio revestido de PVD. A câmera vai ser vendida com a lente CZ 24-70mm f2.8, duas baterias e um case resistente a impacto e que pode proteger a câmera de temperaturas extremas (-40ºC até 80ºC). Por tudo isso você só vai pagar a bagatela de US$ 11.500,00. Se fizer uma comparação com a Sony A99, você só vai pagar uns US$ 6.000,00 a mais pelo nome Hasselblad gravado na câmera. É caro, mas temos que admitir que é bonitinho. Acho que vou comprar umas duas.

hasslebladHV_caseFonte: Foto Actualidad

relacionados


Comentários