Meio Bit » Arquivo » Hardware » Microsoft quer que "sobrinhos" ajudem família e amigos a saírem do XP

Microsoft quer que "sobrinhos" ajudem família e amigos a saírem do XP

Preocupada com o iminente fim do suporte ao Windows XP, Microsoft quer que técnicos convençam parentes e amigos a atualizarem para a versão 8.1

10 anos atrás

vida-de-suporte-coxinha

O Windows XP se tornou um titã do qual a Microsoft não consegue se livrar, nem tentando duramente. O sistema está prestes a completar 13 anos de vida, foi lançado numa época em que a Internet era movida a carvão e de lá para cá muita coisa mudou. Máquinas potentes, sistemas operacionais modernos, o próprio mercado de smartphones cresceu e floresceu nesse meio tempo e o XP está lá, um verdadeiro fóssil ambulante.

Só que a Microsoft decretou que dessa vez não tem volta, o suporte principal ao sistema se findará no dia 08 de abril, porém atualizações anti-malwares continuarão a ser lançadas até 2015, numa clara tentativa de mantê-lo vivo e minimamente seguro para a transição de setores críticos, que ainda usam máquina antigas e não estão dando bola para upgrades.

O grande problema é que setores grandes como hospitais, aeroportos e bancos (principalmente caixas eletrônicos) utilizam o XP. Esses podem estar esperando uma mudança de atitude de Redmond no que diz respeito ao suporte ou pretendem fechar acordos de troca de equipamentos, na esperança de economizar uns bons trocados. Já no mercado consumidor a história é diferente: todo mundo tem um tio que se recusa a comprar um PC novo porque o velho "ainda funciona", independente dele muito provavelmente já ter caído na mão de botnets. E é aí que a Microsoft apela ao outro personagem presente em toda família: o "sobrinho".

Através do blog Windows Experience, a Microsoft está incentivando usuários com experiência (trocando em miúdos, o técnico da família e amigos que sempre trabalha de graça) a aconselharem as pessoas a abrirem mão do XP por questões de segurança em prol do Windows 8.1. Claro que a postagem deixa claro que instalar o sistema em máquinas que aguentam o SO é uma opção, a outra é convencer o parente ou amigo muquirana a comprar outro PC caso ele seja velho demais. E ainda lembra da praticidade de sincronizar arquivos na nuvem com o OneDrive (ou SkyDrive, ou sei lá como vai se chamar no futuro), cuja versão desktop não é compatível com o XP

Em todo caso isso implica em custos, eja comprar um PC novo ou apenas o Windows 8.1 completo (já que só é possível atualizar direto do Windows 7 em diante), e esse perfil de usuário não é do tipo que gosta de gastar, vê o computador como uma ferramenta não muito diferente de uma máquina de escrever e dificilmente a mantém atualizada, como a última tirinha do XKCD ilustrou. Convencê-los a abrir a carteira para pagar pelo serviço de suporte já é difícil (já que na mente de muita gente o "amigo" trabalha de graça), portanto imagine quantos se convencerão de que realmente precisam de um sistema mais moderno e seguro ou um PC novo.

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários