Meio Bit » Ciência » Jurassic Frango — cientistas colocam caudas de dinossauros em galinhas

Jurassic Frango — cientistas colocam caudas de dinossauros em galinhas

No que pode ser o momento mais indigno na História dos Dinossauros, um grupo de pesquisadores criou galinhas com caudas artificiais, para testar como os descendentes mais próximos dos magníficos antigos senhores da Terra se movimentavam. O resultado foi… interessante.

10 anos atrás

Feathered_Dinosaur

Uma das vantagens do fundamentalismo religioso é que depois que você se apega a uma idéia, não precisa mudar mais. Já a Ciência é uma coisa chata, revisionista que, não importa o qual legal seja uma teoria, se acham comprovação de que os fatos são diferentes, mudam tudo. Foi assim com o Éter, foi assim com a lobotomia intraorbital, foi assim com o tratamento para histeria feminina e tem sido com os dinossauros.

Batizados com um nome que significa Lagarto do Trovão, esses magníficos répteis monstruosos povoaram a imaginação de milhões de crianças. Agora baseados em nada mais que evidências factuais, cientistas dizem que dinossauros são antepassados das aves e tinham… penas.

Tá, acharam fósseis com a estrutura das penas perfeitamente visível

dinosaur_feathers_fossil2-660x432

Também acharam penas preservadas em âmbar, mas isso são só fatos, as pessoas dão importância demais a eles, fatos são usados pra comprovar qualquer coisa que seja remotamente verdade.

Ignorando as súplicas de milhões de garotos que não querem ver seus dinossauros alvos da polícia russa em Sochi, os cientistas continuam com suas pesquisas. Agora resolveram tentar entender como os dinos se locomoviam, mas ao invés de assistir Jurassic Park, aplicaram hipótese, conjectura, observação e experimentação. Usando… galinhas.

journal.pone.0088458.g001

Aves são os descendentes mais próximos dos dinossauros, e apresentam um curioso posicionamento dos ossos das pernas, com uma grande inclinação. Especula-se que uma mudança no centro de gravidade foi aos poucos fazendo com que os joelhos se arqueassem e a cauda se tornasse desnecessária, no caso de aves que não voam.

Para testar isso o grupo criou próteses que adicionavam uma cauda artificial nas galinhas. Um grupo de controle usou um colete com o mesmo peso, mas nas costas. As galinhas receberam essas modificações desde pequenas, e se acostumaram com elas. No final foram detectadas mudanças bem significativas na movimentação das dino-galinhas.

 journal.pone.0088458.g002

Esse tipo de informação ajuda a compreender melhor o processo evolutivo, e isso se reflete na própria imagem mental que temos dos dinossauros. Nos primórdios do cinema o T-Rex do Mestre Ray Harryhausen seguia a postura que era consenso entre os cientistas da época, bem vertical:

trex2

Com o tempo novas pesquisas mostraram que fazia mais sentido uma postura horizontal, como em Jurassic Park:

jurassic-park-t-rex-img

É revisionismo? Com certeza, mas sem penas, então tudo bem.

Fonte: PS.

Link para o paper original.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários