Assemble! Marvel lança API para devs e app de HQs global para iOS

captain-america-vs-iron-man-civil-war

Se tem uma coisa para a qual tablets são sensacionais é para ler quadrinhos e livros. Convenhamos, ler a última edição de um gibi num smartphone, ainda que seja possível não é uma experiência muito agradável tanto quanto ler livros. Por outro lado apps como ComiXology, Comic Viewer e Perfect Viewer ficam perfeitos nos tablets, sejam os de 7, 8 ou mais de nove polegadas. Na minha opinião quanto maior melhor, e ler obras como Akira, The Boys e Supergod no iPad está sendo sensacional.

A Marvel sabe disso. Até então ela dependia de lojas de terceiros para vender suas publicações e somente em inglês, e sendo uma empresa da Disney era inevitável que uma solução permitindo o acesso de usuários falantes de diversas línguas seria disponibilizada mais cedo ou mais tarde.

Pois bem: a Casa das Ideias lançou nesta semana o Marvel Global Comics, sua loja própria de venda de gibis que fornece publicações clássicas e recentes em até 12 idiomas, incluindo português. A iniciativa é o resultado de uma parceria da editora com a iVerse, que será encarregada das traduções. Como o app está engatinhando, por enquanto só estão disponíveis edições avulsas de Guerra CivilInvasão Secreta, Desafio Infinito, Dinastia MAmazing Spider-Man, Hulk (o vermelho, não o verde) e outras. Os preços começam em US$ 1,99. O app por enquanto é exclusivo de iOS mas chegará em breve para outras plataformas.

A Marvel também está facilitando a vida de desenvolvedores. Ela lançou uma API gratuita que dá acesso a todo o seu banco de dados, contendo 75 anos de publicações. Qualquer um que quiser desenvolver apps baseados em seus personagens e obras poderá acessar a ferramenta, mas com duas condições: o app terá que ser gratuito e não poderá conter propagandas, ou seja, não poderá ser monetizado (não queriam mais nada, né?).

Ainda que um desenvolvedor não possa ganhar dinheiro, pense nas possibilidades: apps de lojas poderão fazer uso desses dados ao linkar os produtos da Marvel com informações diretas da editora; aplicações poderão fazer um mapa realizando ligações entre artistas, roteiristas e personagens, avisar quando uma edição nova está chegando às bancas físicas ou virtuais e muito mais.

Aos curiosos de plantão a API pode ser acessada aqui.

Fonte: Marvel, aqui e aqui.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Ler em tablets é algo bem legal, principalmente quando ela é feita de um modo diferente, tipo o ComiXology. Essa semana instalei ele pra ver “qualé” e já comprei a #1 do novo quadrinho da Ms. Marvel e o Vol 1 de Darkstalkers.

    Achei bem legal o lance da API, dá pra criar uma espécie de ComicVine da vida, mas com informações diretas da fonte.

    • Cara, essa nova Ms. Marvel (uma adolescente muçulmana, a Carol Danvers agora é a Capitã Marvel) é simplesmente um dos melhores gibis da editora em muito tempo! 🙂

  • Pingback: Quadrinhos digital: Marvel Global Comics para iOS | Fanzine Coquetel Molotov Quadrinhos()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis