Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus Stylus SP-100 - mira para telefoto

Olympus Stylus SP-100 - mira para telefoto

A Olympus coloca no mercado a Stylus SP-100, a primeira ultrazoom do mercado a contar com uma mira para ajudar na composição da foto quando a teleobjetiva está sendo utilizada. Simples e muito útil.

10 anos atrás

Mais uma ultrazoom no mercado. Tudo bem, pode parecer a notícia mais comum do mercado (e é isso mesmo), mas essa Olympus Stylus SP-100 possui uma pequena característica que achei muito legal e acho que vale a pena compartilhar. Todo mundo já percebeu que, neste segmento de câmera, a briga deixou de ser pelos megapixels e passou a ser pela maior distância focal possível. Sempre critiquei também essa postura, mas o consumidor final parece não se importar muito. Sensores pequenos e distâncias focais gigantes não são as melhores características para gerar uma imagem com qualidade.

olympus_sp_100

A SP-100 chega ao consumidor final equipada com um sensor CMOS BSI de 16 megapixels de resolução máxima e com 1/2.3 "(6,17 x 4,55 milímetros) de tamanho físico. A câmera possui o design baseado em uma câmera reflex e, independente de sua qualidade, é muito bonita com suas linhas retas. A lente que está presente no equipamento é uma 24-1200mm (equivalente no formato 35mm), com estabilização ótica e abertura máxima de diafragma em f/2.9-6.5. Uma lente com boa luminosidade, levando em conta a sua grande distância focal, e que, mesmo com a estabilização de imagem, deve ser bem complicada de ser utilizada em sua distância focal máxima sem o auxílio de um tripé ou monopé. Fechando o pacote, a câmera também faz vídeos em Full HD com até 60 fotogramas por segundo e conta com 11 filtros criativos que podem ser aplicados tanto nas fotos quanto nas filmagens.

olympus_sp_100_2

Mas, vamos ao detalhe que me chamou a atenção neste modelo. Você, caro leitor, já teve que utilizar uma câmera com grande distância focal? Quando o zoom está no máximo temos o problema de perder o objeto a ser fotografado se este estiver em movimento. Temos que retrair o zoom da lente, recompor a imagem e aplicar o zoom novamente. Dependendo do objeto a ser fotografado, essa operação tem que ser refeita várias vezes. Com a SP-100 essa situação pode ser facilmente resolvida, pois a câmera possui, acoplado ao suporte do flash pop-up, uma mira composta por um espelho semi-translúcido que mostra a cena a frente em uma grande angular. Ou seja, você coloca o objeto a ser fotografado no centro da mira no espelho que ele vai estar no centro da teleobjetiva. Uma ideia simples e boba que pode quebrar um galhão na hora de fazer aquela fotografia de natureza ou esportes (lembrando também da Lua e da vizinha).

olympus_sp_100_3

A Olympus Stylus SP-100 vai estar disponível ao consumidor em março com preço estimado de US$ 399,99.

fonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários