Meio Bit » Arquivo » Games » Um celular na mão e uma ideia na cabeça... em GTA V

Um celular na mão e uma ideia na cabeça... em GTA V

GTA V proporcionou o surgimento de jogadores que preferem registrar a cidade e a guerra urbana em fotos do que sair atirando em todo mundo

10 anos atrás

gta-v-photos-006

Convenhamos que Grand Theft Auto V se tornou um game que ultrapassou todas as escalas possíveis e imagináveis. Mais do que um game, o título da Rockstar está sendo considerado um fenômeno cultural. Mesmo quem não é fã da sandboxes, que não gosta de games violentos ou até mesmo não dá a mínima para videogames ao menos mostrou certo interesse nesse game, que se tornou a obra midiática mais lucrativa da história.

Mesmo pessoas que trabalham em ramos que nada tem a ver com videogames se sentiram atraídos pelo belo trabalho que a Rockstar conseguiu. Los Santos é uma cidade enorme e cheia de contrastes, como já vimos num vídeo que captura sua inesperada natureza bucólica. Agora fotógrafos profissionais e amadores estão registrando o cotidiano dessa cidade, que realmente criou vida.

O brasileiro Fernando Pereira Gomes é um deles. Estudante de fotografia na Escola de Artes Visuais de Nova York, o jovem de vinte anos tem atraído a atenção da mídia ao postar as fotos que faz com o celular do personagem no game. Ao invés de selfies e cenas de feitos mirabolantes, ele vem registrando lugares e situações comuns, e vem sendo elogiado pelo seu olhar apurado. O trabalho dele pode ser conferido no Tumblr Street Photography V.

gta-v-photos-005

gta-v-photos-001

gta-v-photos-002

gta-v-photos-003

gta-v-photos-004

Num caso semelhante mas não relacionado, GTA Online testemunhou o nascimento de um grupo de jogadores passivos, que ao invés de se envolver com a mecânica direta preferem registrar o dia-a-dia caótico do estado de San Andreas na forma de correspondentes de guerra. É a crew chamada Media Lens. O grupo é extremamente organizado, possuindo até um uniforme padrão: geralmente capacete e uma jaqueta com o brasão escrito "Media", para que outros jogadores os identifiquem e os deixem fazer seu trabalho sem que eles interfiram no fluxo do combate, algo que de qualquer forma eles não podem mesmo fazer.

A ideia partiu do fotógrafo e cienasta Christopher Murrie, e seu trabalho inspirou outros a fazerem o mesmo. A crew já conta com mais de 250 membros e tem conseguido registros muito interessantes, muitos usando o app Snapmatic para adicionar filtros que aumentam o impacto da foto:

gta-v-photos-007

gta-v-photos-008

gta-v-photos-009

gta-v-photos-010

Apesar de fazer um tempinho que não coloco as mãos em GTA V, fico impressionado com as várias visões que os jogadores apresentam desse game, que é muito mais do que simplesmente um jogo onde você deve atirar em tudo o que se move. Em muitos aspectos ele é um espelho nada distorcido de nossa própria realidade, tirando alguns exageros óbvios.

Fonte: SPV e CNet.

relacionados


Comentários