Meio Bit » Arquivo » Indústria » Pior Coréia propõe internet 5G de 800 MB/s até 2020

Pior Coréia propõe internet 5G de 800 MB/s até 2020

Ministério da Ciência da Coréia do Sul quer que as pessoas nos trens-bala mais rápidos do mundo sejam capazes de navegar na internet, a 8 Gb/s.

10 anos atrás

shutterstock_14.fe4d3100406.original

O Ministério da Ciência da Coréia do Sul está investindo US$ 1,5 bilhão no desenvolvimento e implantação de uma rede 5G de serviços sem fio para o país até 2020. Algumas das especificações para o futuro 5G incluem a capacidade de download à 800 MB/s e fornecer acesso à internet para as pessoas a bordo de alguns dos trens mais rápidos do mundo, viajando a velocidades de até 500 km/h. Sim, eu gostaria de viver lá também.

O ano de 2020 parece ser o prazo que muitas empresas, países e instituições estão definindo como deadline para o desenvolvimento da próxima geração das redes de dados. Da Samsung, passando pela União Europeia e a fabricante de dispositivos chinesa Huawei,  todos disseram que vão trabalhar na comercialização de 5G até aquela data. Há muito trabalho a fazer, claro. Além de melhorar a velocidade até centenas de vezes mais rápido que o 4G de hoje (o 4G de lá, se for o brasileiro seriam milhares de vezes), o 5G deve ter menos zonas mortas e usar menos energia do que o 4G.

A Samsung anunciou em maio passado que tinha testado com sucesso a tecnologia 5G, transmitindo dados a mais de um gigabyte por segundo (10 Gb/s) a uma distância de dois quilômetros, dizendo que tinham encontrado uma maneira de aproveitar os comprimentos milimétricos das ondas, o que vinha desafiando a indústria até então. O teste utilizou 64 elementos de antena, superando o que eles chamaram de “características de propagação desfavoráveis”, fato que impedida que os dados viajassem através de longas distâncias usando as larguras de banda padrão.

Enquanto isso no Brasil

relacionados


Comentários