Meio Bit » Arquivo » Games » Um headset que pune o jogador com jogabilidade crescente quanto mais estressado ele ficar

Um headset que pune o jogador com jogabilidade crescente quanto mais estressado ele ficar

Designer apresenta conceito em que headset monitoraria atividade cardíaca do jogador e aumentaria a dificuldade do game quanto mais ele ficar estressado

10 anos atrás

immersion

É um fato que boa parte dos jogadores de FPS utilizam os games para extravasar todo o stress e frustração acumulados, além de ser um ambiente que permite ao jogador dar voz a todos os sentimentos reprimidos e se comportar como uma criatura irracional e movida puramente por instinto. Não é a toa que a id Software de John Carmack e John Romero recebeu esse nome: é uma referência direta à estrutura do aparelho psicológico, movido puramente pelo prazer e que não possui qualquer noção de moral.

Já vimos inúmeros casos de pessoas absolutamente normais se comportarem como feras incontroláveis em ambientes online, mas é no FPS que a concentração é muito maior (hoje em dia esses números tem aumentado exponencialmente em MOBAs, mas divago). Isso levou o designer Samuel Matson a desenvolver um headset que funcionaria como um dispositivo anti-trolls, pois puniria o jogador estressado.

À primeira vista o Immersion parece um headset normal, porém ele é equipado com um processador Arduino e sensores que captam os batimentos cardíacos do jogador, bem como um controle do Xbox 360 modificado. Esses dados são enviados para um PC, que está rodando um FPS desenvolvido na Unity Engine. O jogo se alimenta do estado do jogador, e conforme ele for ficando cada vez mais estressado a dificuldade aumenta. A ideia por trás do experimento é fazer com que o jogador aprenda a lidar com sua raiva e aprender autocontrole.

Claro, é improvável que o Immersion seja lançado no mercado, até porque jogadores não vão gostar muito de um dispositivo que impeça o jogador de agir sem controle - é como se o headdset fosse o ego a reprimir o id. Por outro lado um game de terror que pudesse monitorar o medo do jogador, aumentando a tensão seria muito interessante. Já pensou jogar Slender, Amnesia ou Outlast sabendo que o jogo sabe quando você está se borrando de medo? Soa algo muito promissor.

Fonte: Immersion via TE.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários