Meio Bit » Arquivo » Hardware » Besouro Verde — outra contribuição de Alan Turing

Besouro Verde — outra contribuição de Alan Turing

Todo mundo credita Alan Turing com a invenção do computador, mas ele fez muito mais do que decifrar códigos alemães. Ele também ajudou a criar o Besouro Verde, um computador digital criptográfico para ligações telefônicas que tirou mais o sono de Hitler do que o Capitão América.

10 anos atrás

computer-homosexual-invention

Alan Turing, o matemático inglês que ajudou a decodificar a máquina de criptografia nazista ENIGMA, encurtou a 2ª Guerra Mundial em dois anos e por isso foi recompensado com injeções de hormônios, ostracismo e cianureto, também trabalhou para o outro lado. CALMA, não pra Hitler, mas para os EUA.

Durante boa parte da 2ª Guerra quando Winston Churchill queria falar com Roosevelt, encenava um daqueles melodramas típicos de filmes de época: descia até seu bunker, e em um banheiro trancado com cadeado (não Bluetooth) ele usava a Linha Quente. Sim, o canal de telefonia entre Londres e Washington era escondido em um banheiro. Sim, TODO MUNDO ALI sabia. 

O que ninguém sabia é que na costa da Escócia submarinos alemães em monitoração constante acompanhavam todas as ligações. Graças a Einstein, aquele traíra, os alemães ouviam Churchill antes do Presidente dos EUA. Isso não podia continuar assim. Era preciso um meio de comunicação indecifrável. Mas como? Navajos estavam em falta na Inglaterra, e Djavan ainda não havia nascido.

Em teoria não é complicado um sistema de criptografia inquebrável. Não é mesmo. Uma simples cifra de substituição com uma tabela de conversão aleatória resolve. O grande perigo sempre foi o inimigo ter acesso à tabela. Assim o jeito era proteger sua distribuição, o que tornava a cifra inútil. Mas não no caso de dois Chefes de Estado.

Assim, de novo em teoria, ambos poderiam trocar mensagens seguras, mas seria por texto e levaria uma eternidade. Como transformar isso em voz? Quem poderá nos salvar?

Alan M Turing and colleagues working on the Ferranti Mark I Computer, 1951.

Alan Turing, de pé — 1951

O Exército do EUA contratou a Bell Labs para resolver o problema. O projeto caiu nas mãos de A.B. Clark, que mais tarde chefiaria a divisão de pesquisa e desenvolvimento da NSA. A tarefa parecia impossível: criar para voz algo que literalmente só funcionava no papel.

Como Clark de bobo não tinha nada, pediu ajuda aos universitários. No caso, Alan Turing, que naquele tempo ainda achava que os nazistas eram a maior ameaça a gente como ele. Turing e Clarke bolaram o Besouro Verde, formalmente conhecido como SIGSALY. essa jurupoca aqui:

SIGSALY-1943

Sim, você está vendo um par de carrapetas, mas Alan Turing não inventou os DJs.

O Besouro Verde, chamado assim por causa do zumbido que fazia em stand by, realizava uma série de compressões e operações digitais com o sinal de voz. O quão pioneiro era o bicho? Digamos que eles utilizavam Pulse Code Modulation pra digitalizar os sinais de áudio. Sabe quem usa isso? Olhe pro seu celular.

Havia uma chave secreta de criptografia, uma modulação que diminuía as redundâncias de sinal, pra dificultar a detecção usando osciloscópios, mas a cereja do bolo eram as duas carrapetas lá de cima:

Eram o que parecem: dois toca-discos. A idéia era utilizar uma fonte de ruido aleatório, e misturar o sinal de áudio, já encriptado a ela. Você terminava com mais ruído, sem nenhum padrão discernível. A única forma de decifrar era ter um disco com o mesmo sinal aleatório do outro lado.

O problema (para os nazistas, o que é sempre bom) é que só prensavam DOIS discos. Assim você quebra a matriz, manda via avião em missão especial uma cópia e fica com a outra. Se o avião for interceptado, não vai adiantar nada. E mesmo que um espião se infiltre no Alto-Comando Britânico, nos anos 1940 não havia tecnologia para copiar um LP assim, na hora, do nada.

As duas pickups eram necessárias pois os discos de 45 RPM não duravam mais de 12 minutos, então quando um acabava o outro entrava, mantendo o ruido aleatório.

Mesmo pesando 50 toneladas, o Besouro Verde foi instalado em 12 locais diferentes, de Washington a Londres, passando pela Austrália, Guam, Paris e até em um navio. Manter as pickups funcionando deve ter sido divertido.

O Besouro Verde parou de ser usado em 1946, mas várias de suas patentes permaneceram secretas até 1976. Enquanto os alemães batiam cabeça com engrenagens em suas Enigmas, Alan Turing e A.B. Clark criavam uma tecnologia de criptografia digital que continua inquebrável até hoje.

Os nazistas ficaram chupando dedo, nunca ouviram uma palavra transmitida pelo Besouro, Hitler foi pra vala. Turing foi traído por sua pátria, levado ao suicídio e difamado, mas hoje seu legado foi mais que reconhecido, o Governo de Sua Majestade formalizou um pedido de desculpas E um Perdão Oficial. Pra quem não gostou, deixo o próprio Turing:

AMT

HATERS GONNA HATE!

Fonte: NSA.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários