Levitação com som é tão começo de 2014, a moda agora é… COM LASERS!

nanodiamond_3

Lá nos longínquos e arcaicos tempos do começo de 2014 noticiamos sobre uma técnica que usava ondas sonoras para levitar pequenos objetos. Legal, mas… obsoleto. Pode ser melhorado e tudo fica melhor with lasers. Foi o que um pessoal da Universidade de Rochester, usando uma das características mais estranhas da Luz (na verdade da radiação eletromagnética em geral).

A Segunda Lei de Newton diz: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. Isso, diz o bom-senso, se aplica a corpos com massa, mas não é tão simples. Um fóton tem massa zero, mas não tem velocidade zero, então ele tem momentum. Não deveria, pois momentum é massa vezes velocidade, mas o Universo é estranho mesmo.

Com isso a radiação solar exerce pressão sobre qualquer superfície. É assim que funcionam as velas solares, é assim que a NASA vai salvar o telescópio Kepler. É assim que o nanodiamante da imagem acima está flutuando.

Os caras criaram uma armadilha com dois lasers. Um spray de nanodiamantes é lançado na direção do laser, e com sorte um fica preso no exato centro. É minúsculo, mas pense bem: dois lasers estão exercendo uma força que contrabalanceia a atração gravitacional de um planeta inteiro.

E sim, há um vídeo:

Esse tipo de tecnologia pode ser usado em computação quântica, sensores, detectores de ondas gravitacionais e um monte de outros projetos. Um dia quem sabe uma matriz de lasers pode interagir com poeira em suspensão no ar e criar algo como… isto:

r2-d2-princess-leia-hologram

Fonte: LS.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Murilo Teixeira

    Wingardium Laserviosa?

    • Bruno Rocha

      /watch?v=FWtO0cfgewY

  • Unfear

    Já vi isso antes, usavam naquele filme antigo com lasers, como se chama mesmo? Raio de Tração?

    • Bruno Rocha

      Abdução?

      Taken ainda é a melhor série sobre

  • Ahh, início de 2014. Parece até que foi ontem.

    Oh, wait!!!

  • Christian Oliveira

    Dualidade da luz, ora onda e ora partícula, a luz não tem massa, mas a gravidade pode alterar sua trajetória. Newton funciona muito bem para velocidade menores que a da luz e corpos maiores que um átomo,juntando os dois então, deve ser o estudo de um punhado de nobel de física para começar a entender o que está acontecendo.

  • Bruno Rocha

    “Um dia quem sabe uma matriz de lasers pode interagir com poeira em suspensão no ar e criar algo como…”

    Voltaremos à baixa resolução de novo

    • Se você considera baixa uma resolução de 3 dimensões…

      • Bruno Rocha

        Cada poeira será um pixel. E jogos antigos em 3D ainda tinham bixa resolução. Fora que só vai funciona com baixa iluminação.

        Mas dada a tecnologia dos óculos 3D, Google Glass + Realidade aumentada, etc, acredito que as imagens aparecerão diretamente para nós, como uma vídeo chamada futurista 3D. Melhor que Star Wars e melhor que filmes de ficção científica.

  • Fico pensando como os discos voadores fazem para levitar sem sons ou lasers…

    • Carlos Mafort

      Algum programa do History deve responder isso…

    • Eles usam o Poder da Imaginação

    • Daniel Sugui

      Pó de Pirlimpimpim

    • fabian_umpierre

      ora…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis