Meio Bit » Arquivo » Hardware » CES 2014: Parceria entre Mozilla e Panasonic vai levar o Firefox OS para a TV

CES 2014: Parceria entre Mozilla e Panasonic vai levar o Firefox OS para a TV

Após lançar a versão para smartphones em 2013, a empresa fez uma parceria com a Panasonic para levar seu sistema operacional para TVs da marca.

10 anos atrás

Firefox OS

Ontem, na CES 2014, a Mozilla anunciou seus planos para o Firefox OS. Após lançar a versão para smartphones em 2013, a empresa fez uma parceria com a Panasonic para levar seu sistema operacional para TVs da marca, além de detalhar o progresso da versão para tablet e desktop.

Segundo Merwan Mereby, vice-presidente de conteúdo interativo e grupo de serviços da Panasonic Estados Unidos, não há alternativas verdadeiramente abertas de sistemas para fazer uso. Elas são controladas pelo Google ou pela Apple, o que descarta Android e iOS como opções viáveis.

Mereby continua:

Com o Firefox OS, qualquer um pode competir, já que você pode operar com seu próprio mercado. Não só a Panasonic pode abrir seu mercado para aplicativos e conteúdo, como quem desenvolve apps e vende conteúdo pode passar por cima de mercados estabelecidos e colocar suas ofertas à disposição dos usuários do Firefox OS, sem intermediários.

Dr. Li Gong, vice-presidente sênior de dispositivos móveis e presidente das operações da Mozilla na Ásia demonstrou estar muito animado com a parceria. Em uma declaração ele afirma que a nova plataforma possibilita que desenvolvedores e provedores de serviços criem toda uma nova experiência para o usuário.

A parceria não é exclusiva, mas a Panasonic será a primeira empresa a lançar smart TVs rodando Firefox OS. O objetivo é nivelar as tecnologias existentes na Web, como HTML5, para proporcionar uma experiência mais pessoal no acesso a conteúdos da internet via TV.

A parceria é interessante principalmente para a Mozilla, já que seu sistema operacional ainda está engatinhando. A Panasonic está entrando com calma no negócio e não revelou quantos aparelhos serão produzidos com o Firefox OS.

A Mozilla também trabalha em um programa colaborativo para desenvolvimento do Firefox OS para tablets, que se utilizará de aparelhos desenvolvidos pela Foxconn.

As especificações iniciais são as seguintes:

  • InFocus 10″ 1280×800 24bit color
  • 16GB de armazenamento
  • 2GB de RAM
  • 802.11 b/g/n
  • 267x171x9.7mm e 580g

Na área dos desktops, como o Firefox OS é um sistema de código aberto, qualquer um pode modificá-lo, e é isso que a VIA está fazendo: mudanças para ter uma versão mais compatível com desktops, que em contrapartida estão sendo atualizadas no repositório da Mozilla.

É a Mozilla atirando para todos os lados. Todos irão decolar? Duvido. Algum irá? Tomara. É bom ver uma empresa independente e sem fins lucrativos tentar competir em tantos mercados com empresas estabelecidas, e conseguindo fazer parcerias com gigantes como a Panasonic e a Foxconn.

Fonte: TNW

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários