Meio Bit » Arquivo » Hardware » Microsoft atualiza processador do Surface 2 Pro à moda mineira

Microsoft atualiza processador do Surface 2 Pro à moda mineira

Sem o menor aviso Microsoft substitui processador do Surface 2 Pro pelo Core i5-4300U, com clock superior ao 4200U mas com mesmo preço e consumo de energia

10 anos atrás

surface-2-pro

A Microsoft anunciou a atualização da linha Surface em setembro, e apesar de muita gente dizer que tanto o RT quanto o Pro não serem concorrentes à altura do iPad, os números de vendas mostram que ao menos mercado consumidor eles têm. Enquanto o RT é de fato um tablet, o Pro só se parece com um, quando na verdade ele é um PC de respeito; enquanto a primeira versão podia dar conta de cinco telas ao mesmo tempo, o Surface 2 Pro é plenamente capaz de editar vídeos 6K brutos, vindo direto de uma câmera RED.

Agora a Microsoft resolveu melhorar o que já estava muito bom. De forma silenciosa ela substituiu o Core i5-4200U, um dual-core com clock de 1,6 GHz pelo i5-4300U, também dual-core de 1,9 GHz.

Pode parecer pouca coisa, além do fato que ambos processadores custam a mesma coisa (US$ 281) e o consumo de energia é o mesmo, mas as vantagens não se restringem à velocidade. O 4300U pode chegar a um clock de 2,9 GHz com Turbo Boost (contra 2,6 do 4200U), mas também aumenta o clock de GPU em 100 MHz, o que pode representar um ganho considerável em programas de edição e games. Além disso ele é compatível com as tecnologias de segurança Intel vPro, de virtualização Intel VT-d e de escalabilidade Intel TSX-NI, que o 4200U não possuía.

Com isso um upgrade sem alteração de preços forneceu mais poder de fogo ao hardware, que em testes de benchmark não perde muito para o Macbook Air, ainda contando com o processador "antigo". O grande problema é que este upgrade não será explorado pelo marketing, entretanto por se tratar de um produto mais especializado é possível que o boca-a-boca entre usuários seja o suficiente para aumentar seus números, que não são nada desprezíveis.

Fonte: ET.

relacionados


Comentários