Meio Bit » Arquivo » Games » Windows 8 ganha espaço entre usuários do Steam

Windows 8 ganha espaço entre usuários do Steam

Pesquisa do Steam mostra que Windows 8 já está em quase 20% dos computadores dos seus usuários e que Linux ainda não caiu no gosto dos gamers.

10 anos atrás

windows-8.1

Quem aí se lembra do período que antecedeu o lançamento do Windows 8? Várias pessoas da indústria de games declararam preocupação com a maneira como a plataforma era fechada e mesmo sem citar explicitamente isso, ficaram assustadas com a loja própria que o sistema traria, dando-se início a um processo de tentar enfraquecer a criação da Microsoft.

A investida mais forte neste sentido foi feita pela Valve, que valendo-se de sua força, propôs a utilização do Linux para games e após o anúncio de várias novidades, incluindo aí seu próprio SO, era de se imaginar que a adesão ao Windows 8 poderia sofrer, mas não foi bem isso o que uma pesquisa realizada pela editora constatou.

Se considerarmos as versões 8 e 8.1 do Windows, hoje 19,97% dos usuários do Steam usam o sistema. uma parcela que está muito abaixo dos mais de 60% dos que ainda continuam no Windows 7, mas que sem dúvida não pode ser ignorada. Na verdade, essa quantidade de pessoas é tão significativa que supera - e muito - os jogadores que utilizam Mac ou Linux, que somados são apenas 4,63%, sendo que menos de 1% estão no sistema do pinguim.

No entanto, temos que levar em consideração alguns detalhes nestes números, como o fato de a pesquisa não ser obrigatória e o estado em que o SteamOS foi liberado, pois embora ele esteja funcional, instalá-lo está longe de ser algo tão simples quanto um Ubuntu ou o próprio Windows.

Mas isso significa que fracassou a ideia de roubar a soberania da Microsoft? Ainda não podemos fazer tal afirmação. Temos que lembrar que cada Steam Machine virá instalada com Linux, o que deverá aumentar consideravelmente a utilização do sistema nos próximos meses, só resta saber quanto dos mais de 95% desse mercado eles conquistarão e principalmente, se isso será o suficiente para convencer as editoras a lançarem seus jogos para Linux e assim fazer com que mais pessoas mudem de lado.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários