Meio Bit » Arquivo » Internet » Egito acusa fantoche de ser… TERRORISTA!

Egito acusa fantoche de ser… TERRORISTA!

Momento Facepalm: um teórico da conspiração decidiu que um fantoche de um comercial de TV no Egito é terrorista. Momento mais facepalm: redes sociais começaram a zoar loucamente o cara. Momento hyper-facepalm: o Governo Egípcio levou a sério o maluco e estão investigando a empresa responsável pelos comerciais.

10 anos atrás

achmed

Incrivelmente, não é o Achmed.

Faz um bom tempo que o bicho está pegando no Egito, desde a Primavera Árabe, em 2011, quando Hosni Mubarak foi forçado a renunciar, pondo fim a 30 anos de presidência. Não que faça diferença, o Egito vive em Regime de Exceção desde 1967. Mubarak cedeu o poder a uma junta militar, fato que passou despercebido a um monte de entusiastas de social mídia, louvando Facebook e Twitter por levar democracia ao mundo árabe.

Dentre os grupos locais que tentaram formar um governo de coalização estava a Irmandade Muçulmana, vista por muita gente como uma organização terrorista e/ou simpatizante, inclusive com laços com a Al Qaeda. Obama como queria manter a aliança estratégica com o Egito, se virou em explicações, com a Fox News acusando a tal Irmandade.

Eis que alguns meses depois o Governo Militar se fortaleceu e começou a detonar inimigos e ex-quase-aliados. Hoje a Irmandade Muçulmana é oficialmente uma organização terrorista no país, e a Fox News estava certa. Thanks, Obama.

Agora a parte divertida: lá como aqui, há malucos teóricos da conspiração, e lá como aqui eles se valem da Internet para espalhar suas bobagens. Um desses doidos se chama Ahmed Spider, que considera os judeus mainstream demais, então prefere acusar os manifestantes da Praça Tahir de serem… Maçons. Ele descobriu este comercial da Vodafone:

A personagem ao telefone é Abla Fahita, um fantoche que ficou popular por causa dos comerciais da operadora. Ao final do comercial aparece um cacto decorado como árvore de Natal, e aí reside o problema. Ao menos para Ahmed.

Ele alega que o cacto é um símbolo de resistência, e que as 4 pontas são semelhantes ao sinal de mão com 4 dedos usado pela Irmandade Muçulmana. Uma lógica excelente, pela qual deduzimos que Lula também é terrorista. E muçulmano.

vivafahita

A bobagem é tamanha, e o desconhecimento de Ahmed tão grande que ele, em seu vídeo-denúncia chega a apontar um dos enfeites do Cacto de Natal como sendo… uma bomba. Na mente doentia do cara a Irmandade Muçulmana estaria usando a personagem da Vodafone para enviar mensagens secretas instruindo ataques terroristas.

Agora o momento mais inacreditável: o Ministério Público do Egito ACEITOU A DENÚNCIA, e estão investigando a Vodafone para determinar se são ligados a alguma organização terrorista.

A internet não deixou por menos, e em uma ação que indiretamente enfraquece e ridiculariza o governo egípcio, lançou a campanha #FreeAblaFahita, com internautas postando mensagens de apoio. Também formaram grupos de “denúncia”, revelando ligações dela com o Kermit e outras organizações de fantoches terroristas.

Nas palavras de Jon Stewart, “Se seu regime é tão fraco que não aguenta uma piada, você não tem um regime”.

Um idiota de teorias da conspiração acabou sendo um idiota útil, e graças à internet, todo mundo pode apontar que o Rei está nu, e é burro, por acreditar em idiotas, úteis ou não. Quando o Poder não consegue perceber que está fazendo um papel ridículo, perde toda a moral. Como vão convencer o povo da validade da prisão de um subversivo, se a mesma unidade especial de investigação que o prendeu está ocupada investigando um fantoche?

Fonte: IOL, SMH e Economist.

relacionados


Comentários