BREAKING NEWS: sistema do Itaú em pane duplicando débitos em conta

It's a wonderful life

É como se Ronald Biggs tivesse reencarnado no Coringa e juntos lançassem um novo Plano Collor. No último dia do ano clientes do Itaú descobriram que o banco está duplicando débitos em cartão, dos últimos três dias. Sexta-feira reclamei de ter feito um pagamento através do RedeShop, o pagamento não ter sido aprovado MAS ter sido debitado. Algumas horas depois ele automagicamente desapareceu e o dinheiro voltou.

Agora outro pagamento, feito no mesmo dia foi duplicado na minha conta. Detalhe: SEM o código de descrição da operação. E é geral:

itau

Nas redes sociais o povo está irado. Mais no Twitter do que no Facebook. As equipes estão agindo, tentando acalmar os clientes, mas ainda não publicaram foto da cabeça do estagiário que executou o arquivo NÃO_RODAR_DE_FORMA_ALGUMA.EXE.

Para piorar, as informações OFICIAIS são desencontradas. Em alguns tweets o Itaú diz que que os estornos estarão sendo feitos no decorrer do dia, no Facebook há relatos de que avisaram que até dia 2 estará tudo normal, mas outros clientes foram solicitados a esperar 5 dias.

São 20:08 e até agora nada da grana reaparecer. Vou ter que dar bolo no lupanar do Second Life onde reservei pra passar o ano-novo. Thanks, Obama Itaú.

Se você é cliente, verifique seu extrato, corra para um caixa e saque dinheiro vivo, evite usar cartão de débito até essa cagada instabilidade sistêmica ter sido resolvida.

De resto, Feliz 1014 2014, Divirta-se, comemore e celebre o fato de não trabalhar no plantão de TI do Itaú.

[ATUALIZAÇÃO] 

Aparentemente os débitos começaram a ser estornados, 06:57AM minha conta voltou ao (patético) normal.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • MrDude

    Feliz 1014 pra vcs também!

  • lordtux

    É a NSA plantando o caos nas compras brasileiras em retaliação as compras dos caças.

    • William De Oliveira Ferreira

      daqui a pouco alguém põe a culpa no Snowden

  • abraaocaldas

    Felizmente normal aqui, fiz uma compra e só foi debitado uma vez 🙂

  • ubuntuholic

    Também o Itau usa Win XP, muda logo para Linux, aí terá um feliz 2 bilhões e 14 milhões de anos luz ou 5774 ou sei lá…

    • Francisco Joao

      É 2014 ou 2003? Estou na dúvida agora?

    • Carlos Magno GA

      Um programa bugado é um programa bugado em Linux, Windows ou qualquer outro.

      Nenhuma distribuição de linux vai impedir um ponteiro fujão de fazer ######, um stack overflow, um casting mal feito ou um loop mal escrito.

    • É verdade, eles usam Windows XP! Uma vez meu cartão não foi reconhecido e o caixa travou. Tentei pressionar os botões de Cancelar, e de repente a tela do caixa mostrou a típica tela de logoff do Windows XP, com o saudoso “Seu computador está sendo desligado”. Em 5 segundos, o caixa etava desligado!

  • Diego F. Duarte

    Pior e saber q esse nao e o primeiro big do Itau esse ano. Teve akele q os saldos ficaram malucos no inicio do ano.

    • Tiago Medeiros

      Há pouco tempo o Banco do Brasil teve um bug bizarro também!
      Não tem jeito… É endêmico!

  • Bruno

    Brasileiros são engraçados… quando o erro é pra ele, ele pega o dinheiro e gasta. Já quando é pro banco, ele quer processar.

    Vocês ainda tem fé que o Brasil vai virar primeiro mundo? Isso é uma pergunta retórica.

    • SamuelCortez

      Bicho. Odeio isso, comparação desnecessária e errada.

      Em qual país não haveria essa questão de não devolver o dinheiro? Nenhum. Claro que sempre há as exceções mas por maioria seria o mesmo.

      E eles estão mais no que no direito de processar, em uma época de compras constantes e com ofertas de curto prazo, não ter o dinheiro por conta do erro do banco é inadmissível.

      E mais uma vez, larga essa generalização de mão. É ridículo.

      • Bruno

        Pronto, chegou os ofendidos pela verdade. Sempre arrumando justificativa para o roubo.
        Países se tornaram ricos, não enriquecendo, mas tendo alta cultura e educação.

        Quem cultura e educação tem o país de Gerson?

        • SamuelCortez

          Não adiantar argumentar, o seu ódio contra a própria pátria é tão grande que me faz ter vergonha alheia.

          Generalizar por si só é perigoso, ainda mais quando se analisa um país inteiro por conta de uma teoria. Eu não sei de onde tirou que TODOS os brasileiros não têm educação ou tiveram acesso à cultura.

          Eu realmente fico triste, desapontado até, quando vejo comentários assim. Eu me ofendi não pela sua “verdade” mas pela sua ignorância.

          ps: para aparentar ser inteligente não é necessário odiar o Brasil

          • Maycon Cruz

            O problema não é a generalização, mas o fato é que vivemos num cabo de guerra no qual infelizmente os de mau carácter são a grande massa e esmagam sem dó nem piedade aqueles que são dignos.
            Se isso não fosse verdade, nosso povo sequer votaria nos corruptos que se reelegem cada eleição.
            Infelizmente não podemos ser como os Padres do Age of Empires no qual podemos convencer sobre o certo e errado com um simples Wololo. É nebuloso mas é uma visão realista.

            Opinião pessoal: Só eu acho que esse negócio de “nacionalismo” foi criado pela humanidade com o único propósito de isolar pessoas num “grupo casto” e criar exércitos?

          • Bruno

            Ódio contra a pátria? Generalizar?

            Isso é uma regra geral. Não estou dizendo que 100% é assim, só 98,16%.

            E não vem com esse patriotismo de bosta. Você não deve saber nem a primeira parte do hino nacional, nem que já tivemos um presidente negro, nem que já fomos um mais de grande mentes, no século passado. A posto que tudo que tem vem de fora. O sonho dos teus filhos era ir pra Disney.

            Burro mesmo é quem ainda chama esse esterco de país.

    • O CDC é claro: Cobrança indevida deve ser restituída em dobro. E se por causa dessa cobrança indevida eu ainda tiver algum transtorno ou tenha a honra ferida (Imagine por exemplo, alguém que pagou um almoço caro no débito e na hora de pagar a janta, pela dupla cobrança, ficou sem saldo?) cabe uma boa indenização sim.

      E na boa, quem pega seu dinheiro, trabalha com ele o mês inteiro, tira uma nota disso e ainda te cobra, sem dar garantia nenhuma, tem mais é que ser processado quando vacila.

      E quando há erro que beneficia o cliente, e este, por má fé aproveita, pode ser também processado por enriquecimento ilícito. Simples assim.

      • Bruno

        E porque você é exceção serve de justificativa pra jogar pra debaixo do tapete essa regra geral do Brasil?

        Vamos aos fatos: regra =/= exceção

        • mr_rune

          Cara, no mundo financeiro uma pessoa jurídica tem mais peso, poder, que uma pessoa física. Tem que ter essas leis pra proteger o consumidor, não é má fé. Se não fosse isso as empresas, bancos, etc, iriam ferrar o consumidor mais ainda do que já ferram. Ou você acha que demora quanto tempo sem pagar a fatura do banco pra te colocarem no SPC/SERASA ?

          • Tem um princípio jurídico (advogados me corrijam se estiver enganado) que chama-se hipossuficiencia, que é justamente isso que você disse: Como o consumidor, perto do poderio economico das emrpesas, tem muito menos chance de se defender sozinho ou de exigir as reparações legais, a justiça pende para o lado dele. E tem que ser assim mesmo, como bem explicado, é fácil pro banco te botar no SPC, mas é fácil pra você fazer algo equivalente com o banco?

          • Bruno

            Mas minha acusação não é uma questão jurídica, mas a safadeza e hipocrisia do brasileiro. Eu sei que empresas são safadas, que fazem carteis elevam preços, mas não estava falando sobre isso.

          • Maycon Cruz

            Mas aí envolve um pepino bem mais grosso (ui!).
            Uma coisa que sempre parece não ter luz no fim do túnel e bater na mesma tecla sobre a canalhice de muto brasileiro.
            Nós que andam na linha (tentamos pelo menos) ficamos indignados, clamamos por justiça, queremos ta car um pedregulho no infeliz mas isso não magicamente mudará a atitude do infeliz. E como geralmente mudanças exigem basicamente da ação da maioria (acéfala por sinal) resta-nos aos poucos definhar qualquer esperança de mudança.

            Como já disse umas vezes por aqui: como querem que nossa auto estima seja alta se tem dez pilantras atras de nós querendo nos estuprar?

          • Bruno

            O Brasil não tem mais jeito. Nossa educação é uma das piores do mundo, nosso povo é sinônimo de ladrão em qualquer país do ocidente, mais do que os mexicanos, o povo se orgulha de um presidente analfabeto e o sonho de tora criança é ser jogadora de futebol. O Brasil já acabou, é que ainda não perceberam.

      • Eu também fui vítima desse erro do Itau e sem sombra de dúvidas vou acioná-los judicialmente. Pior que no meu caso foram vários débitos o que resultou em R$ 160 negativo, o que comprometeu o meu fim de ano, pois planejava passar na praia e não pude ir porque estava com saldo devedor e só tinha R$ 50 na carteira.

    • André Fuzatto

      Fale por você meu caro. Se acontecer comigo eu devolvo o dinheiro na boa, pois eu quero o que é meu, não o que é dos outros. Não generalize, e outra coisa, é por causa de pensamentos como o seu, é que o Brasil ainda não está no primeiro mundo, e isso não é retórica.

      • Bruno

        Pensamentos como o meu, vovô? Ah sim.. claro.

        E não estou generalizando. O Brasil É assim. E sempre será.

      • André Pfitzner

        Você é a exceção que confirma a regra.
        Quando mais de 90% da população age de determinada forma e alguém fala que a população age dessa forma é claro que isso não quer dizer que seja 100% da população.
        É só um pleonasmo para simplificar a fala.

        • Bruno

          Brasileiros são maus vistos em qualquer lugar do mundo, até no japão conseguiram nos tornar sinônimos de ladrão de loja. “burajiru” (brasileiro) lá é bandido, literalmente.

    • A mais pura verdade. O Brasil é um país de “pessoas” acostumadas a levar vantagem em tudo. O famoso “jeitinho brasileiro” não passa de um nome bonito para “roubar/trapacear/enganar”. Essa é a cultura do povo daqui. Uma meia dúzia de hipócritas que se fazem de patriotas tentam se enganar achando que o país é algo mais que uma piada lá fora.

      • Bruno

        E ainda reclamam por dizer a verdade. Se eles se sentem foram desse bando de aproveitadores, ok, mas não é isso que estão fazendo. É só ver como já estão me atacando. Eu sei que banco é picareta, mas uma coisa não justifica a outra. E pelo menos bancos privados fazem o serviço rápido, diferente de estatais

  • William Ribeiro De Oliveira
    • ddias1980

      hahahahahhhhaha… otema!!!

  • Vitor Felipe

    Isso vai da merda, vou checar a minha conta…

  • Nemo Maxime

    Tem que privatizar tudo! Isto nunca aconteceria em um banco privado.

    • cnomura

      rá! huaehuahuheuaea

  • “Busquem.” – OWWWNNNED! “Relações públicas” sonsa tem mais é que levar!

  • No meu caso o estorno só foi feito às 4h do dia primeiro, mas aí já tinham fu dido mesmo com o meu fim de ano que tive obrigatoriamente que passar em casa, pois fiquei com saldo devedor. Fiz várias compras utilizando débito no último final de semana.
    Mas eles vão me pagar na justiça.

  • Eros

    Se minha conta fosse acessada por esse bug, ele teria tanta pena que seria mais provável ele fazer o processo inverso!

  • Henrique Accioly

    Aqui eu não tive problemas com o Itaú. Quanto a cobrança em duplicidade e a “não aprovação” já ocorreram comigo algumas vezes quando eu era cliente Santander..

  • Will DL Souza

    “… Divirta-se, comemore e celebre o fato de não trabalhar no plantão de TI do Itaú.”

    Comemorar de não trabalhar no Plantão da empresa terceira que presta serviços de TI para o Itaú, pois quem é do Itaú mesmo tá de plantão no celular e e-mail pra passar ordens. xD

  • Vinícius Cordeiro

    Fui ver minha conta logo depois de ter lido este post e tava lá a cobrança dupla de R$ 18,50 de um lanche no KFC. Como só poderia ir ao banco hoje para resolver isso, fui conferir de novo e já tinham corrigido o problema. Se livraram de um pepino dos grandes.

  • OverlordBR

    Banco privado ou público… tudo a mesma porcaria no Brasil.
    Se fosse em um país decente, levariam trocentos processos e seriam a obrigados a pagar indenizações… mas aqui, ah normal: brasileiro está acostumado e tem de ficar quietinho e não reclamar!
    Porque, se reclamar, é “aproveitador / safado / hipócrita”!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples