Meio Bit » Arquivo » Games » Sony vai desligar servidores de Gran Turismo 5 e Resistance em 2014

Sony vai desligar servidores de Gran Turismo 5 e Resistance em 2014

Sony revela calendário de desativação de servidores em 2014: até maio sete games (incluindo Gran Turismo 5) perderão suas funcionalidades online

10 anos atrás

gran-turismo-5

Nessa última geração, com o grande aumento de jogos com funções multiplayer também vimos o surgimento de um problema hoje bem comum e chato: de modo a cortar custos de games antigos que não rendem tanto dinheiro, as desenvolvedoras frequentemente puxam os servidores online da tomada, alegando desinteresse por parte da maioria do público. Com isso jogadores que muitas vezes pagaram pelo Online Pass se vêem com um jogo capado, com apenas a campanha singleplayer. Para pessoas que adoram jogos de FPS, isso simplesmente mata o game.

Agora a Sony revelou o temido calendário de desativações para o primeiro semestre de 2014, e as notícias não são nada boas: além dos já anunciados games da finada Zipper Interactive como Mag e SOCOM, a lista inclui títulos da série Resistance e até mesmo e o outrora celebrado simulador de corrida da Sony, Gran Turismo 5.

A Sony já havia decidido que os games da Zipper deixariam de contar com a função online no início de 2014, só não havia a confirmação da data. Entretanto a adição de GT5 na lista é inesperada, apesar de compreensível - a Sony quer vender Gran Turismo 6, simples assim. Eu entendo, mas isso é diferente de concordar com essa atitude. Ainda mais nos casos de MAG e SOCOM que não possuem modos offline, portanto quem os comprou a partir de janeiro poderá muito bem jogar o disco pela janela, pois ele não servirá para mais nada.

Seguem as datas oficiais em que os servidores onlines serão desligados, todos títulos de PS3. Curiosamente foi revelado anteriormente que o multiplayer SOCOM 4: U.S. Navy SEALs também estava no pacote mas ele não foi mencionado, entretanto é de se supor de que ele também vai dançar:

  • 28 de janeiro: MAG, SOCOM: Special Forces e SOCOM: U.S. Navy SEALs Confrontation;
  • 28 de março: Resistance: Fall of Man, Resistance 2 e Resistance 3;
  • 20 de maio: Gran Turismo 5.

É uma pena que a Zipper interactive tenha ido para o vinagre, pois com esse desligamento o gênero fortemente focado no online morrerá junto com os jogos. Sobre a série Resistance, com o fechamento do modo multiplayer dos três títulos do PS3 o único da franquia que ainda permite jogatina online é Resistance: Burning Skies do PS Vita (o multiplayer de Resistance: Retribution do PSP foi desligado em junho). Já a decisão que atingiu Gran Turismo 5 é puramente mercadológica, pois até pouco tempo o game era referência no PS3 em jogos de corrida, embora muitos digam que a série Forza a superou em quase tudo.

Fica a questão: até que ponto vale a pena investir muitas vezes um valor adicional em um modo de jogo que muito provavelmente será desligado com o tempo, com a desculpa de que se tornou uma despesa?

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários