Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Xbox vai produzir séries de documentários em 2014

Xbox vai produzir séries de documentários em 2014

Xbox será responsável por produzir documentários exclusivos sobre cultura gamer em 2014; o piloto será sobre a lenda envolvendo E.T., para Atari 2600

10 anos atrás

et-atari-2600

A Microsoft definitivamente não vê mais a plataforma Xbox exclusivamente como um videogame. Para ela eles são mais do que consoles, são estações de mídia completas que por acaso rodam games também. Tendo isso em mente investir em conteúdo exclusivo além de games, como a Netflix já provou que dá certo é um senhor diferencial.

Com isso temos o Xbox Entertainmet Studios, que no próximo ano vai estrear uma série de documentários que serão exibidos somente em suas plataformas, em parceria com os produtores Simon Chinn (dos vencedores do Oscar Searching for Sugar Man e Man on Wire) e Jonathan Chinn (ganhador do Emmy por 30 Days). Os documentários se focarão em assuntos relacionados à cultura e aos primórdios dos videogames, e o piloto da série pretende confirmar ou desmentir a maior de todas as lendas dos games: a história de que milhões de cartuchos de E.T., o Extra-Terrestre, o pior game do Atari 2600 e um dos piores de todos os tempos foram enterrados no deserto de Nevada.

O pessoal da Fuel Entertainment, que adquiriu a licença para escavar o deserto na região de Alamogordo (pertinho do teste da Trinity) foi apadrinhado pela Xbox Entertainment, que reservou para si os direitos de exibição. O episódio será dirigido por Zak Penn (Alphas) e a história é conhecida por qualquer um que já jogou Atari na vida: para aproveitar a lançamento do filme de Steven Spielberg que todo mundo sabia que seria um estouro, a Atari espremeu o desenvolvimento do game em apenas cinco semanas (dizem as lendas que apenas um cara programou tudo e na época não tinha moleza, era tudo em Assembler mesmo) e o lançou em paralelo. Óbvio que num primeiro momento ele vendeu como água no deserto, mas a jogabilidade era tão confusa, os controles tão truncados e o sistema de colisão tão ridículo que ele era praticamente injogável.

W4mp3 — Lets Play: E.T. - The Extra Terrestrial - ATARI 2600

Sentiu o drama? Se um único pixel seu sobrepusesse o de um buraco, você caía. As devoluções foram intensas, a Atari amargou um prejuízo dos diabos ficando com toneladas de games encalhados. Diz o mito que para se livrar desse monte de lixo a empresa despachou caminhões para Alamogordo carregados com os cartuchos e mandou enterrar a carga toda. Além disso a Fuel pretende também dar uma pincelada na Atari, de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo ao pedido de falência, pedida no início deste ano.

Simon Chinn diz que produzir documentários para o Xbox trará a oportunidade de "criar uma série únicoa sobre os eventos e personagens incríveis que foram responsáveis pela ascenção da era era digital", ao menos no ramo da diversão. As filmagens estão agendadas para o próximo ano.

Fonte: Wired.

relacionados


Comentários