Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Curso on line de Direito Autoral na Fotografia

Curso on line de Direito Autoral na Fotografia

Marcelo Pretto vai ministrar curso gratuito on-line sobre Direito Autoral na Fotografia. Ótima oportunidade para aprender e ficar ligado no que pode ser feito ou não com sua imagem.

10 anos atrás

Cada vez mais o Direito Autoral se torna importante para quem produz conteúdo. Isso se deve por conta da facilidade de circulação das obras e a falsa ideia de que o que está publicado na internet é de livre domínio público e pode ser utilizado de qualquer maneira. E não estou falando apenas de adolescentes utilizando fotos do flickr, ou de outros sites, em seus blogs pessoais. Temos casos de agências de propaganda, grandes jornais e empresas utilizando imagens publicadas na internet para campanhas publicitárias. Nesse caso, alegar ignorância da Lei não é uma desculpa viável em um tribunal. E esse é o ponto mais importante, pois temos diversos, e crescentes, casos de fotógrafos que estão acionando a Justiça e fazendo prevalecer os seus direitos. Os ganhos de causa nos tribunais mostram que a Lei de Direitos Autorais no Brasil é simples, de fácil entendimento e aplicada de forma correta. Pelo menos alguma coisa tinha que funcionar por aqui. É nesse contexto que se torna cada vez mais importante para o fotógrafo, e também para todos que trabalham com produção de conteúdo, conhecer plenamente a Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

direito-autoral-na-fotografia

Depois desta pequena introdução, nos cabe informar que o eduK está com mais um curso on-line com inscrições abertas. Desta vez é Marcelo Pretto, fotógrafo e advogado colunista do Photo Channel, que vai ministrar um curso sobre Direito Autoral na Fotografia. O eduK é um site que oferece cursos de capacitação de forma on-line. Já tivemos um curso sobre fotografia de Newborn e outro sobre Flash no site que se mostraram muito proveitosos. Agora é a vez do Direito Autoral. Segundo o press release do site, Marcelo Pretto vai ensinar, de maneira simples e objetiva, tudo o que o fotógrafo precisa saber para reconhecer e fazer valer os direitos sobre sua obra. Por ser advogado, Marcelo tem todos os fundamentos jurídicos para tratar do assunto com propriedade. Por ser fotógrafo, sabe exatamente quais as dúvidas que todo fotógrafo tem. Posso publicar as fotos daquele casamento no meu portfolio? Tenho que assinar um contrato sobre isso? Como ele deve ser? E se minha foto for publicada em algum site sem minha autorização? A foto do meu assistente, de quem é a autoria?

E como participar do curso? Bem, existem duas maneiras. O curso vai acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro das 14:00h as 17:00h. Você deve ir até o site da eduK e fazer sua matrícula. Para assistir on line nestes dois dias, o curso é gratuito. Você só necessita ligar seu computador no horário determinado e esperar a transmissão começar. A outra maneira é você comprar o curso para poder ver quantas vezes quiser em sua casa. O valor de venda (promocional) até o fim da transmissão é de R$ 161,85, que pode ser dividido em 3x no boleto ou em 12x no cartão de crédito. Uma forma não inviabiliza a outra, sendo que você pode assistir a transmissão gratuita e depois comprar o curso para ter em casa.

Boa oportunidade para aprender e ficar de olho no que pode acontecer com suas imagens espalhadas pela internet.

relacionados


Comentários