Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon x Polaroid - só pode haver um

Nikon x Polaroid - só pode haver um

Nikon consegue na justiça de Nova Iorque que a Polaroid iM1836 seja impedida de ser produzida e comercializada por ser muito parecida com a Nikon 1 J1. Um caso de quebra de patente de design.

10 anos atrás

Fica muito difícil ser original dentro da tecnologia da fotografia digital. As tecnologias desenvolvidas estão em patamares muito parecidos e dizer que algo é novidade é uma empreitada cada vez mais complicada. Do ponto de vista do design então, já partimos do retro, nos direcionamos ao pós-moderno e voltamos ao retro novamente. Como saber quem inventou e quem copiou certas características? Quase impossível, mas as vezes um processo consegue provar que no mundo do design nada se cria, e quase tudo se copia.

Quando a Sakar International lançou a Polaroid iM1836, conseguiu gerar um pouco de reboliço, pois se tratava da primeira câmera mirrorless do mundo a ser controlada inteiramente pelo sistema operacional Android, nesse caso o 4,1 Jelly Bean. Na época do lançamento, muito se falou das características do sistema operacional, mas pouco se sabia do sensor e de outros dados técnicos da parte fotográfica, mas uma coisa foi unânime. Todos apontavam a incrível semelhança do design com a câmera 1 J1 da Nikon. Inclusive a lente do Kit da Polaroid, uma 20-30mm, que é a mesma distância focal da lente que acompanha a câmera da Nikon. Vejam abaixo as câmeras lado a lado.

nikon1   polaroid

O resultado desta brincadeira é que a Nikon entrou com um processo por quebra de patente de design contra a Sakar International em uma corte de Nova Iorque e o resultado saiu agora. Através de um despacho da corte a Sakar está proibida de fabricar, importar, vender e promover a Polaroid iM1836. Uma grande pancada se pensarmos em um produto vendido em escala mundial. Pelo entendimento do que foi publicado na imprensa gringa, o problema não foi nem tanto o design da câmera (até por quê tem muita mirrorless parecida no mercado), mas sim pela lente, que realmente possui semelhanças absurdas com o equipamento da Nikon. Fora o design, as duas câmeras não possuem mais nada em comum. São concepções completamente diferentes.

Segundo o Dpreview, os termos do despacho da Corte vieram de um acordo prévio entre Nikon e a Sakar. A empresa que lançou a Polaroid em questão, desistiu de vender o equipamento nas atuais configurações, o que não impede de relançar a câmera com um design diferente.

Querendo ou não, é bom sermos lembrados de tempos em tempos que ideias são protegidas por Leis.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários