Meio Bit » Arquivo » Internet » Apple instala iBeacons em todas as suas Retail Stores nos Estados Unidos

Apple instala iBeacons em todas as suas Retail Stores nos Estados Unidos

Tecnologia de comunicação de curta distância que é uma alternativa ao NFC começa a ser demonstrada em todas as lojas da Apple em território americano

10 anos atrás

apple-retail-store-5th-avenue

Quando a Apple introduziu o iOS 7, um dos recursos que ele contém e que a empresa até então não havia se esforçado para divulgar era o iBeacon. Trata-se de uma tecnoligia de posicionamento que se utiliza da Bluetooth de Baixa Energia (BLE) e geolocalização para enviar notificações para iGadgets e habilitar funções específicas dentro de um determinado raio de ação, como o interior de uma loja.

Diferente do NFC que depende que o smartphone ou gadget esteja bem próximo do transmissor, o Beacon tem um alcance de até 50 metros. Numa loja de uns 16 mil metros quadrados, ao invés de disponibilizar uma etiqueta NFC na frente de cada produto, bastam sete transmissores, que consomem muito pouca energia e podem durar anos, literalmente falando.

Agora a Apple resolveu demonstrar como utilizar a tecnologia: a partir de hoje, todas as 246 Apple Stores dos Estados Unidos fornecerão o serviço de notificações em suas instalações. Através do app da Apple Store (que não está disponível no Brasil), o cliente receberá notas de acordo com a área da loja em que estiver. Podem ser anúncios de promoções, notificações de workshops futuros de equipamentos que a loja vir a realizar e até mesmo adicionar uma camada a mais de segurança em compras realizadas com o app. Há a possibilidade do app e até mesmo avisar quando o conserto de um gadget estiver pronto se for o caso do cliente passar perto da loja.

Dois exemplos de notificações

Claro, as notificações só serão exibidas se o usuário assim desejar, e a Apple já declarou que não guarda nenhum dado. A loja da Quinta Avenida será a vitrine da tecnologia, e para isso ela conta com vinte transmissores, alguns deles iPads e iPhones segundo a AP.

A tecnologia BLE não é exatamente nova e nem exclusiva, o Google adicionou suporte à ela no Android 4.3. O único porém é que Mountain View promoveu mais o NFC, ao passo que a Apple nunca aderiu ao formato, provavelmente por considerar o iBeacon melhor. Claro que há a possibilidade de ambas tecnologias coexistirem ou nenhuma delas emplacar, mas ainda é cedo para dizer com certeza. Para mim, quanto mais opções melhor.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários