Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast: filial do Meio Bit Ciência (mentira) lança podcast mesclando ciência, cultura e diversão

SciCast: filial do Meio Bit Ciência (mentira) lança podcast mesclando ciência, cultura e diversão

Conheça o #SciCast, o novo podcast que promete falar de ciência e cultura de forma divertida

10 anos atrás

scicast-colonizacao-marte

Convenhamos, divulgação científica não é algo muito praticado internet afora. A maioria dos cientistas costuma divulgar seus materiais de forma reclusa, encontrar material de qualidade e filtrar os títulos sensacionalistas de muitos sites de notícias por aí é uma constante.

Existem poucos, porém bons divulgadores. Nós aqui no Meio Bit nos esforçamos para fazer nossa parte, temos o pessoal do ScienceBlogs além do Bolsão de Blogs e o Periódico, citados recentemente. Há também o Ceticismo do André, um dos nossos leitores mais assíduos e que manda muito bem no sentido de procurar educar os leitores com bom humor; eu recomendo fortemente a leitura das séries O Livro dos Porquês e Grandes Nomes da Ciência do site.

Então entra o podcast #SciCast e por tabela, o site CiênciaPop. O projeto foi ideia do autor do Meio Bit Silmar Geremia, que tinha a vontade de criar um programa de divulgação científica que não fosse chato, e que tivesse o formato de uma “aula” onde os convidados, geralmente cientistas e pesquisadores sobre o assunto em questão são os professores e conduziriam uma conversa descontraída e numa linguagem fácil de ser absorvida por todos.

Óbvio que como uma boa sala de aula do ensino médio a equipe é a mais bagunceira e imprevisível possível, já que além do Silmar temos outros dois membros do Meio Bit, o cientista da computação atualmente radicado nos Estados Unidos Matheus Gonçalves e este que vos escreve, além do engenheiro Jorge Flávio Costa. A ideia é a mesma que conduzimos aqui: fazer divulgação científica de modo descontraído e divertido, evitando ao máximo que o assunto vire uma dissertação de mestrado de física quântica.

Já lançamos excelentes episódios do #SciCast sobre Robótica (partes 1 e 2) e AIDS (partes 1 e 2) com participações de Luciano Lulio, engenheiro da computação e pesquisador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Automação e Simulação (NEPAS) pelo Departamento de Engenharia Mecânica (SEM/EESC/USP) da Universidade de São Paulo e Átila Iamarino, biólogo, doutor em microbiologia especialista em HIV e que todo mundo conhece do Rainha Vermelha, Nerdcast e Nerdologia.

Nesta sexta-feira estamos lançando o quinto episódio, a primeira parte sobre a colonização de Marte e que traz como convidados Nick e Cardoso, e falamos de tudo: os nove meses sem sexo dos viajantes, a aventura (fatal) dos colonos no planeta vermelho, tentamos descobrir quem conquistará o espaço primeiro entre Elon Musk e Richard Branson, como Marte não rendeu quase nenhum filme que preste fora O Vingador do Futuro (o com o Governator, claro), Nick nos apresentou a série de livros Mars Trilogy de Kim Stanley Robinson e Cardoso relatou suas desventuras cósmicas em Kerbal Space Program.

Eu lhes peço, deem uma conferida e deixem suas opiniões. Nós agradeceríamos bastante e seria muito importante para sabermos onde temos que melhorar. E um feedback positivo vai nos incentivar a ir cada vez mais longe.

relacionados


Comentários