Meio Bit » Arquivo » Ciência » O vídeo mais desconfortável que você vai ver hoje

O vídeo mais desconfortável que você vai ver hoje

HOMINID é um vídeo antigo mas que vale a pena ser visto. É um lindo uso de CGI, gerando um visual único e perturbador.

10 anos atrás

medamuitameda

Ao contrário daquele excelente vídeo anti-homofobia que está rolando por aí, ninguém vai te achar uma pessoa ruim se você não conseguir terminar de ver HOMINID, do artista Brian Andrews. O teaser, que vai virar um filme completo, mostra umas criaturas dignas do H.R. Giger. O estilo visual é único. Um mundo visto em raios-x, os seres são insetos e outros ramos não identificados, mas com… crânios e ossos humanos.

O efeito que isso causa no espectador é pura arte. Afeta partes profundas do nosso cérebro. Somos instintivamente programados para associar crânios e esqueletos com algo ruim. Representam morte e perigo. Faz sentido, se eu tenho medo quando vejo esqueletos humanos em uma caverna, e não entro, tenho menos chances de ser devorado pelo leão da montanha que mora nela.

Associar com formas conhecidas, como a aranha acima torna tudo mais desconfortável ainda, é uma variação muito interessante do Vale da Estranheza. É psicologicamente ERRADO ver formas humanas associadas a esses animais, e por algum motivo isso ser em forma de raios-x, “legitimiza” o bicho, torna-o mais real, portanto, mais errado. Mas chega de blablablá. Assista logo abaixo:

Hominid from Brian Andrews

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários