Meio Bit » Arquivo » Internet » Google cria página de login única para todos os serviços

Google cria página de login única para todos os serviços

Nova tela de login do Google pretende levar, a todos os usuários da empresa, uma experiência única na hora de fazer login. Com o slogan “Apenas uma conta. Tudo o que o Google oferece.”, a nova tela também será disponibilizada aos usuários do Google Apps.

10 anos atrás

gmail_tela_login_antiga

Quem utiliza alguns serviços do Google há alguns anos, muito provavelmente se acostumou a ver páginas de login personalizadas para cada um deles. Nas páginas, a empresa procurava dar destaque às funcionalidades mais importantes de cada um dos serviços, assim como, em alguns casos, exibir imagens noticiando novidades relevantes aos usuários. Quem não ficava de olho no contador de espaço gratuito do Gmail, que aumentava em tempo real na tela de login, que atire a primeira pedra. 😉

Nas últimas semanas, a gigante das buscas começou a alterar, sem muito alarde, as páginas de login de todos os seus serviços. Sob o slogan “Apenas uma conta. Tudo o que o Google oferece.”, a nova página é extremamente minimalista (assim como o Search) e conta com um pequeno logo da empresa na parte superior, textos e o formulário. Na parte inferior, uma pequena coleção de ícones dos principais serviços do Google.

Diferente do que ocorria anteriormente, quando o usuário identificava rapidamente em qual serviço da empresa estava logando, na nova tela, a única forma de diferenciar é lendo cuidadosamente o nome exibido logo acima do campo de login. Não que seja algo mortal logar em um serviço pensando que é outro, mas, particularmente, esperava um destaque um pouco maior ao serviço que está sendo acessado.

google_tela_login_unificada

Além de a mudança afetar os usuários “comuns” do Google, a nova página também será disponibilizada aos clientes do Google Apps. Com a mudança, os usuários do Apps deixarão de contar com a página personalizada de login, na qual era possível utilizar o logo da empresa/organização no lugar do logo do Google, assim como os administradores não mais poderão fornecer informações adicionais aos usuários para o caso de perda de acesso. Uma outra mudança será a obrigação de todos os usuários inserirem os endereços de e-mail completos na hora de logar. Até então, somente o nome de usuário é inserido, não sendo necessário adicionar o @dominio.com no final.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários