Meio Bit » Arquivo » Ciência » Olho biônico estará disponível no futuro. Mais precisamente em algumas semanas

Olho biônico estará disponível no futuro. Mais precisamente em algumas semanas

Lembra quando as novidades da medicina eram anunciadas mas prometidas pra um futuro distante? Desta vez o futuro fica algumas semanas adiante, é quando a Second Sight começará a disponibilizar o Argus II, seu sistema de visão biônica que beneficiará milhares de pacientes.

10 anos atrás

geordi

Nos Anos 70 assistíamos o Homem de Seis Milhões de Dólares maravilhados com aquela tecnologia de ficção científica, mas somente os mais inocentes e os mais confiantes na Ciência achavam que um dia aquilo se tornaria verdade. Hoje há gente com pernas mágicas, batendo recordes de velocidade, mãos biônicas que permitem uso de objetos do cotidiano, implantes cocleares são tão comuns que nem vale a pena comentar. O próximo passo será o olho biônico.

Bem mais complicado, pois exige implante de eletrodos no olho, era algo até pouco tempo atrás restrito a experimentos de laboratório, mas agora a excelente notícia: em algumas semanas a Second Sight receberá autorização para começar a disponibilizar o Argus II, seu sistema de visão biônica. Normalmente esse tipo de implante leva anos e custa uma fortuna para ser testado. No caso cada teste em um indivíduo custa US$ 1 milhão. O protocolo do FDA exige 300 testes, o que seria inviável.

Diante dos benefícios o Argus II ganhou o status de dispositivo humanitário. Isso elimina a maior parte da burocracia e permite que os testes sejam concluídos com 30 pacientes.

O Argos foi aprovado, o que é ótima notícia para pessoas sofrendo de retinite pigmentosa, uma doença degenerativa, incurável e que invariavelmente leva à cegueira, atingindo 1 em cada 4 mil pessoas.

Utilizando uma matrix de 60 pixels, o Argus permite a pessoas antes cegas enxergar contornos e identificar letras. A próxima versão, já em desenvolvimento ampliará a matriz para mil pixels, o implantado será capaz de reconhecer rostos. Aqui um vídeo mostrando o funcionamento do sistema:

É grande? Parece desajeitado? Com certeza, mas você só fala isso porque enxerga perfeitamente e pode reclamar de barriga cheia.

Nessa horas fico feliz de viver no futuro. Nem reclamo muito de não ter meu jetpack.

relacionados


Comentários