Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Miranda Kerr e a foto alterada

Miranda Kerr e a foto alterada

A modelo MIranda Kerr cometeu o sacrilégio de colocar uma foto sua no Instagram com um pouco de manipulação digital. O resultado foi uma turba enfurecida de fãs e detratores pedindo explicações.

10 anos atrás

Muito bem, vamos colocar as coisas o mais claro possíveis. Uma foto é composta por três momentos (essa frase me acompanha há muito tempo e não lembro quem é o autor). O primeiro momento é a imagem que você monta em seu cérebro. O segundo momento é a foto feita com sua câmera. E o terceiro momento é a edição da imagem. Não existe imagem sem edição. Sim, vou levar pedradas, mas quando trabalhávamos com filme era assim também. Quem não tinha laboratório para revelar as fotos contava com alguém que fizesse a mágica. Hoje nós mesmos somos responsáveis pela mágica utilizando nossos softwares maravilhosos. E já que a fotografia não representa a realidade (alguém ainda acredita em contos de fada?), então a edição é parte permanente da visão do fotógrafo para com o que foi fotografado. Claro que temos casos em que fotos foram adulteradas para esconder algum fato (Stallin já fazia isso), mas ai entramos no campo da ética jornalística. Se você é consumidor de revistas de moda ou com muitas fotos publicitárias, então saiba que você está consumindo sonhos e não, necessariamente, a realidade.

Um exemplo da impossibilidade das pessoas de encararem a verdade é o caso que aconteceu com a Miranda Kerr, modelo da Victoria's Secret, e esposa de Orlando Bloom. A foto abaixo foi enviada para o Instagram da modelo depois do Secret Fashion Show onde ela participou depois de uma ano após a sua gestação. Ou seja, ela conseguiu voltar a forma rapidamente.

mirandakerr1

O problema é que logo após o Show deste ano, onde ela não participou por conta de seus negócios particulares, a foto do ano passado foi repostada como forma de incentivo para as meninas que estavam participando do desfile. Porém, a foto apresenta nítidos retoques na cintura da modelo (que está ao centro). Como a imagem original já tinha sido postada, e vendo mais uma vez que a internet tem memória, os seguidores da moça notaram a diferença e uma turba enfurecida se manifestou nos comentários pedindo explicações sobre as alterações feitas na foto. Os fãs queriam uma declaração e os detratores se aproveitaram do ocorrido para levantar a bandeira para mais honestidade no mundo da moda.

mirandakerr2

Depois que o evento atingiu proporções gigantescas, Miranda Kerr finalmente se pronunciou a respeito e tirou a responsabilidade de seus ombros. Segundo ela, como não estava em sua casa, procurou a imagem na internet para colocar como forma de incentivo para as modelos do Show deste ano e não tinha noção de que ela tinha sido alterada. Como resultado a imagem foi retirada e substituída pela foto original.

Mais um caso provocado pelos revolucionários de sofá onde é mais fácil brigar com uma modelo por conta de sua verdadeira cintura do que realmente fazer algo contra problemas reais do mundo.

Fonte: Petapixel

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários