Hoje tem lançamento pra Marte? Tem sim senhor!

mars-maven-red-planet.si (1)

Uma das coisas mais legais de viver no futuro é que toda hora temos algo excitante acontecendo. Parece que foi ontem que a Índia lançou um foguete para Marte. Agora é a vez dos EUA. De novo. Mais precisamente, a MAVEN — Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN, uma sonda projetada para estudar a atmosfera de Marte, raios cósmicos, pesquisar sua composição e principalmente identificar a perda de material para o espaço, que explicaria a densidade bem inferior à da Terra. Ah sim, a Maven também servirá de roteador para os robôs e laboratórios em Terra, que terão 10 Mbit/s de banda para brincar.

A sonda é um cubo de 2,3 × 2,3 × 2 m; com os painéis solares abertos chega a 37,5 m; pesando quase uma tonelada. Com o combustível, chega a 2.250 kg. Esse combustível é necessário para as manobras durante o trajeto de 1 ano até Marte, o procedimento de entrada em órbita órbita elíptica de 6.300 km × 150 km, mas estão planejando 5 rasantes, entre 50 km e 75 km, para estudar diretamente essas camadas da atmosfera. Como qualquer um que joga Kerbal Space Program sabe, isso irá diminuir a velocidade da sonda, então é preciso combustível para corrigir a órbita.

A Maven está planejada para chegar em Marte junto com a sonda indiana MOM, mas não é uma corrida.

O lançamento será em T -7 h, 13:28, EST. Use a contagem regressiva no site oficial, para saber quanto tempo falta.

Quem quiser acompanhar, é só usar o player abaixo da NASA TV.

Live streaming video by Ustream

O lançamento será feito com um foguete Atlas V, que com 39 lançamentos bem-sucedidos e um mais ou menos (órbita final mais baixa) é mais confiável do que as barcas Rio-Niterói. Como a NASA tem um pouco mais de know-how e foguetes mais poderosos, a MAVEN vai partir direto pra Marte, não usará o truque de entrar em órbitas mais e mais elípticas até quase atingir velocidade de escape, como a sonda indiana.

Só nos resta desejar boa sorte a todos os envolvidos, e que o Kraken Marciano continue só se alimentando de naves russas.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples