Meio Bit » Arquivo » Games » Os jogos mais vendidos no Japão (neste século)

Os jogos mais vendidos no Japão (neste século)

Famitsu divulga lista com os 100 jogos mais vendidos no Japão durante este século e destaque vai para o DS.

10 anos atrás

new-mario

A última edição da tradicional revista Famitsu trouxe uma lista com os 100 jogos mais vendidos no Japão neste século e ao olharmos para ela com pouco mais de atenção, é possível entender um pouco do mercado daquele país.

Antes, é importante notar que as vendas levam em consideração o período entre 1º de janeiro de 2001 e 29 de setembro deste ano, com os números ignorando os relançamentos, as vendas digitais através da PSN, eShop ou Xbox Live, mas computando os títulos vendidos juntos com consoles e/ou portáteis.

Isso dito, a primeira coisa que chama a atenção é que 39 posições foram ocupadas por jogos do DS, sendo que dos 10 primeiros, sete pertencem ao portátil e o primeiro lugar cabendo merecidamente ao New Super Mario Bros., com quase 6,5 milhões de cópias vendidas. Isso ilustra muito bem o enorme sucesso que o videogame fez no arquipélago e porque a Nintendo continua investindo em aparelhos assim.

Outro que parece ser muito querido pelos japoneses é o Wii, responsável por emplacar cinco entre os 20 primeiros, já o nosso querido PlayStation 2, bom, o primeiro jogo do console a aparecer na lista é o Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King, na 18ª posição.

Já em relação a atual geração, apenas o Final Fantasy XIII do PlayStation 3 aparece, e na 39ª posição, com 1,9 milhão de cópias, o que serve para temos uma noção do atual estágios dos consoles por lá e o porque de Sony e Microsoft não terem feito a menor questão de disponibilizar seus novos videogames no Japão junto com o resto do mundo.

Outra cosia que também reparei é que temos até alguns jogos de videogames mais antigos, como o Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen do primeiro PlayStation, além de sete títulos de Game Boy Advance, com destaque para o Pokémon Ruby / Sapphire, na quarta colocação.

Aos interessados, aqui é possível ver a lista completa, além dos números de vendas de hardware, os três títulos mais vendidos de cada plataforma e os 10 jogos mais vendidos do século passado, que veja só, teve a primeira posição novamente ocupada pelo mascote da Nintendo, com o Super Mario Bros.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários