Microsoft reduz lista de candidatos a CEO para cinco pessoas; Stephen Elop e Alan Mulally são os favoritos

Alan Mulally da Ford e Stephen Elop, ex-Nokia: mais prováveis a suceder Ballmer

Passaram-se dois meses desde que Steve Ballmer, o careca que é amado ou odiado, mas nunca ignorado anunciou que vai deixar o cargo de CEO da Microsoft em 2014. Desde então foram levantadas diversas teorias de quem seria seu sucessor. A Microsoft teria uma lista interna com cerca de quarenta nomes possíveis para assumir o cargo, mas segundo a Reuters a empresa a encurtou para apenas cinco executivos, dois deles sendo os mais prováveis.

Dessa provável lista, apenas quatro nomes são conhecidos dos contatos mais próximos à empresa. Após a aquisição da Nokia pela Microsoft e da volta em grande estilo de Stephen Elop para casa, o ex-CEO da empresa finlandesa e atual VP de dispositivos da Microsoft não é uma unanimidade para se tornar o novo CEO, pois ele enfrenta resistência de pelo menos outros dois companheiros de Redmond: o ex-CEO do Skype e atual responsável pela divisão de negócios da empresa Tony Bates e o VP para serviços de nuvem e negócios empresariais Satya Nadella.

Dos prováveis candidatos até agora conhecidos, o único vindo de fora da Microsoft é o atual CEO da Ford Alan Mulally, este sim uma forte ameaça ao favoritismo de Elop. Mulally é um executivo da velha guarda, tendo feito seu nome dentro da Boeing, quando foi contratado em 1969 como engenheiro e chegou ao cargo de CEO da Boeing Comercial Airplanes, ou BCA. Ele assumiu a Ford em 2006 após William Clay “Bill” Ford Jr., bisneto de Henry Ford se afastar.

Resta saber o quinto nome, que ninguém conseguiu apurar. Na impossibilidade de se tratar de outro executivo externo, os dois nomes da Microsoft que fariam sentido seriam o COO Kevin Turner por seu histórico como Chefe de Operações da Wal-Mart, ou a VP Executiva de dispositivos e serviços Julie Larson-Green, por suas contribuições às plataformas Windows e Office.

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples